A construção do Projeto de jogos e brincadeiras na Educação Infantil é uma atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I e II, no período de 2022.1 e 2022.2, no Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB. Temos como objetivos: Conhecer a importância da saúde bucal em colaboração com a higiene pessoal da criança na Educação Infantil. E nos objetivos específicos temos: analisar, a partir da contação de história, os cuidados com a saúde bucal; refletir sobre as técnicas de escovação e os materiais utilizados para que haja a saúde bucal; compreender os riscos da falta de cuidado e da ausência da saúde bucal. Nossa principal discussão discorre acerca da ludicidade e seu papel enquanto propulsora de novas aprendizagens na Educação Infantil, a partir da utilização de jogos e brincadeiras e como eles contribuem para o processo de aprendizagem da criança, considerando os cuidados que se deve ter com a saúde bucal. Para a realização do Projeto refletimos sobre as habilidades que as crianças precisam desenvolver durante a Educação Infantil e assim, entendemos que, ainda, é um tabu entre as famílias a utilização de jogos brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem escolar, principalmente considerando ser necessário o repasse de conteúdos para que a criança aprenda e os professores são cobrados por essa atividade. Dessa forma, a construção do projeto e a elaboração dos jogos nos proporcionaram um aprendizado significativo acerca da importância da ludicidade na Educação Infantil e suas contribuições para que a criança goste de fazer parte da escola.