A Lei nº 9.394/96 - Lei das Diretrizes Básicas da Educação – LDB discorre que os Projetos Pedagógicos de Curso são instrumentos formais das instituições de ensino, neles deverão constar os principais parâmetros para a prática educacional de cada curso, contribuindo para a formação do profissional nas diferentes áreas de conhecimento, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos científicos, como também a aquisição de saberes relacionados à formação profissional, tendo como base a garantia de uma educação completa, tornando-os aptos para a inserção no mercado de trabalho de forma igualitária. A educação profissional técnica de nível médio (EPTNM), é organizada através das qualificações profissionais técnicas de nível médio e por eixos tecnológicos, permitindo percursos formativos flexíveis, diversificados e atualizados. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso como uma ação intencional definida coletivamente por todos os agentes envolvidos, em função das opções e escolhas dos caminhos e prioridades na formação do profissional desejado. Nesse percurso, propõe-se uma reflexão pautada no estudo de caráter bibliográfico associada e discussão teórica. Destacam-se os processos de elaboração e atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso e a importância da gestão democrática. Para a revisão de literatura realizou-se uma busca em materiais relativos ao tema pesquisado. Foram realizadas pesquisas nos documentos como, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, e Decreto 5.154, de 23 de julho de 2004.