Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO ESTADO DA BAHIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101221
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8941
    "inscrito_id" => 24421
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO ESTADO DA BAHIA"
    "resumo" => "RESUMO O presente estudo teve como objetivo analisar as produções cientificas que abordem a formação continuada e o desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior dos Institutos Federais da Bahia. O problema de pesquisa foi constituído a partir da seguinte questão: o que as produções cientificas tem evidenciado sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos docentes que atuam no ensino superior nos Institutos Federais do Estado da Bahia? O quadro teórico foi referendado em autores como: Silva (2022), Salles (2017), Souza (2020), Grillo (2020), Masetto (2012) entre outros. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, para tanto foi realizado levantamento dos estudos em teses e dissertações da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Universidade Federal da Bahia (UFBA); no banco de dados da Capes; artigos no Scielo e Google acadêmico. O estudo evidenciou que ainda são escassas as pesquisas que tem como objeto de investigação a formação continuada e o desenvolvimento profissional de docentes dos Institutos Federais e que existe uma lacuna quanto aos estudos sobre a formação continuada de professores que atuam Institutos Federais da Bahia no período pesquisado. Desse modo, é necessário investimento em pesquisas sobre a temática de estudo, envolvendo os professores atuantes nos Institutos Federais baianos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID24421_TB8941_21082023211558.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE DE JESUS GOMES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "danimej@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101221
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8941
    "inscrito_id" => 24421
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO ESTADO DA BAHIA"
    "resumo" => "RESUMO O presente estudo teve como objetivo analisar as produções cientificas que abordem a formação continuada e o desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior dos Institutos Federais da Bahia. O problema de pesquisa foi constituído a partir da seguinte questão: o que as produções cientificas tem evidenciado sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos docentes que atuam no ensino superior nos Institutos Federais do Estado da Bahia? O quadro teórico foi referendado em autores como: Silva (2022), Salles (2017), Souza (2020), Grillo (2020), Masetto (2012) entre outros. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, para tanto foi realizado levantamento dos estudos em teses e dissertações da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Universidade Federal da Bahia (UFBA); no banco de dados da Capes; artigos no Scielo e Google acadêmico. O estudo evidenciou que ainda são escassas as pesquisas que tem como objeto de investigação a formação continuada e o desenvolvimento profissional de docentes dos Institutos Federais e que existe uma lacuna quanto aos estudos sobre a formação continuada de professores que atuam Institutos Federais da Bahia no período pesquisado. Desse modo, é necessário investimento em pesquisas sobre a temática de estudo, envolvendo os professores atuantes nos Institutos Federais baianos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID24421_TB8941_21082023211558.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE DE JESUS GOMES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "danimej@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO O presente estudo teve como objetivo analisar as produções cientificas que abordem a formação continuada e o desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior dos Institutos Federais da Bahia. O problema de pesquisa foi constituído a partir da seguinte questão: o que as produções cientificas tem evidenciado sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos docentes que atuam no ensino superior nos Institutos Federais do Estado da Bahia? O quadro teórico foi referendado em autores como: Silva (2022), Salles (2017), Souza (2020), Grillo (2020), Masetto (2012) entre outros. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, para tanto foi realizado levantamento dos estudos em teses e dissertações da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Universidade Federal da Bahia (UFBA); no banco de dados da Capes; artigos no Scielo e Google acadêmico. O estudo evidenciou que ainda são escassas as pesquisas que tem como objeto de investigação a formação continuada e o desenvolvimento profissional de docentes dos Institutos Federais e que existe uma lacuna quanto aos estudos sobre a formação continuada de professores que atuam Institutos Federais da Bahia no período pesquisado. Desse modo, é necessário investimento em pesquisas sobre a temática de estudo, envolvendo os professores atuantes nos Institutos Federais baianos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.