RESUMO O presente estudo teve como objetivo analisar as produções cientificas que abordem a formação continuada e o desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior dos Institutos Federais da Bahia. O problema de pesquisa foi constituído a partir da seguinte questão: o que as produções cientificas tem evidenciado sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos docentes que atuam no ensino superior nos Institutos Federais do Estado da Bahia? O quadro teórico foi referendado em autores como: Silva (2022), Salles (2017), Souza (2020), Grillo (2020), Masetto (2012) entre outros. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, para tanto foi realizado levantamento dos estudos em teses e dissertações da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Universidade Federal da Bahia (UFBA); no banco de dados da Capes; artigos no Scielo e Google acadêmico. O estudo evidenciou que ainda são escassas as pesquisas que tem como objeto de investigação a formação continuada e o desenvolvimento profissional de docentes dos Institutos Federais e que existe uma lacuna quanto aos estudos sobre a formação continuada de professores que atuam Institutos Federais da Bahia no período pesquisado. Desse modo, é necessário investimento em pesquisas sobre a temática de estudo, envolvendo os professores atuantes nos Institutos Federais baianos.