As normativas de ensino bem como as necessidades do mundo atual exigem a formação de cidadãos críticos e cientes das questões socioambientais, que vá além de decorar definições científicas, nesse sentido são necessários instrumentos de ensino que possibilitem uma aprendizagem contextualizada e ativa. As sequências de ensino investigativo (SEI) são atividades ativas e estruturadas que direcionam ao conhecimento científico a partir de uma problemática inicial, permitindo uma aprendizagem significativa e desenvolvimento das habilidades exigidas. A Termodinâmica é a área da física que aborda as transferências de energia, conteúdo curricular da competência específica 1 da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio para a área de ciências da natureza. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar sequências de ensino investigativo para aulas de termodinâmica no ensino médio, e mais especificamente: (a) pesquisar estudos que propõem SEI para o ensino de termodinâmica; (b) descrever o cenário atual dessas pesquisas e (c) relacionar essas sequências com as habilidades exigidas atualmente pela BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Brasileira de teses e Dissertações (BDTD), considerando publicações dos últimos 10 anos (2013-2023). O objeto final deste trabalho conterá o cenário atual podendo assim direcionar pesquisadores para trabalhos futuros, e contará também como instrumento auxiliar para professores na abordagem do conteúdo e elaboração de SEIs voltadas para as habilidades específicas da BNCC.