Este relato tem como objetivo discutir os procedimentos teórico-didáticos e os resultados alcançados em um estágio supervisionado de Língua Portuguesa realizado em uma turma de 6º ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Irmã Zuleide Cavalcante Porto. As atividades desenvolvidas foram relacionadas ao projeto Alfaletrar, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, com o intuito de realizar um nivelamento nessa turma, dado que os conhecimentos linguísticos dos estudantes não atendiam às demandas exigidas no ensino fundamental - anos finais. Em virtude da pandemia de Covid-19, os alunos voltaram ao ensino presencial com problemas na aprendizagem desses conhecimentos apreendidos durante o ensino fundamental - anos iniciais. Desenvolvendo a consciência linguística e a fonológica, buscou-se praticar a leitura e a escrita para distinguir as múltiplas relações entre os sons e as letras, conforme Lemle (1995) e Carraher (1990), além de buscar sempre o bom convívio em sala de aula através de reflexões sobre a ética na sociedade. Para o planejamento e a regência, as contribuições de Luckesi (2011) e Zabala (1998) foram utilizadas. Os resultados apontam para uma lacuna nos conhecimentos metalinguísticos e epilinguísticos por parte dos estudantes; e a falta de interesse na realização de atividades elaboradas mesmo de acordo com as decisões empreendidas pelos próprios alunos no processo de ensino-aprendizagem, como a escolha de um tema para estudo que lhes fosse atrativo. Por outro lado, o ensino da análise linguística pareceu profícuo em momentos de maior interação entre alunos e professor e de utilização de metodologias ativas, sendo esse um caminho a ser investigado e promovido com mais ênfase na sala de aula.