Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ATRAVÉS DE MURAL PEDAGÓGICO NO CURSO DE PEDAGOGIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Artigo faz uma reflexão sobre concepções de licenciandos em pedagogia sobre os tipos de avaliação educacional e seu desenvolvimento em sala de aula, através de uma dinâmica realizada em uma turma do 5º semestre do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Castanhal. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com caráter descritivo. Para início da atividade, a turma foi organizada em 5 grupos de 3 a 4 integrantes. Cada grupo recebeu um formulário contendo respectivamente, as seguintes questões: o que é avaliação diagnóstica? o que é avaliação formativa? e o que é avaliação somativa? Os dados foram tabulados e analisados com a construção de mural pedagógico e auxílio da análise de conteúdo. Os resultados referentes as concepções dos licenciandos em formação, apontam que a avaliação é concebida como um processo inclusivo e não excludente, a qual integra as aprendizagens dos licenciandos de pedagogia com os seus componentes curriculares, conteúdo passado pelo docente. A utilização do mural pedagógico como ferramenta formativa e de aprendizagem sobre avaliação educacional, proporcionou compreensões sobre avaliação diagnóstica, formativa e somativa, e, que estas são diferentes de exames, podendo funcionar como autoavaliação do processo formativo no curso de pedagogia, além de contribuir com práticas pedagógicas enquanto profissionais pedagogos(as) nos ambientes escolares de educação.

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