Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto de iniciação científica - PIBIC (PVD15094), que neste recorte, objetiva discutir a experiência anterior de professores iniciantes do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as dificuldades pelas quais se depararam quando o início de sua carreira na instituição. Neste estudo, consideramos docentes iniciantes aqueles que possuem até sete (07) anos de experiência na Instituição. O estudo segue uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário semiestruturado, aplicado via Google Forms no segundo semestre de 2022, com questões relacionadas ao ingresso dos professores na UFPB, suas experiências anteriores, as dificuldades enfrentadas, as estratégias desenvolvidas para superá-las, bem como o apoio institucional recebido. O questionário foi respondido por 26 professores, o que corresponde a 51% do total dos professores iniciantes dos três departamentos envolvidos com o curso de Pedagogia, sendo oito (08) docentes do Departamento de Habilitação Pedagógica (DHP), doze (12) do Departamento de Fundamentação da Educação (DFE) e seis (06) do Departamento de Metodologia da Educação (DME). Os primeiros achados dão conta da diversidade de experiências da maioria dos professores, que são iniciantes na UFPB, mas já atuaram em instituições diversas, inclusive de ensino superior, além de assinalarem dificuldades de receptividade e apoio quando do ingresso na Instituição.