O antirracismo tem sido um assunto cada vez mais debatido na sociedade brasileira. Em um contexto em que somos, segundo alguns pensadores, estruturalmente racistas, pensar em como a educação deve abordar a temática é não só necessário como urgente. A rede de Institutos Federais brasileira, nesse contexto, se apresenta como um dos ambientes de ensino que precisam pensar na inclusão da temática em seus variados cursos que vão do ensino médio à pós-graduação. É nesse sentido que este trabalho se estabelece, com foco na investigação dos Institutos Federais da Região Norte. Por meio do levantamento de todos os PPC’s (Projetos Pedagógicos de Cursos) ofertados por esses institutos, empreenderemos análise de conteúdo para categorizar como tais instrumentos trabalham o antirracismo em suas estruturas, se com algum protagonismo, como assuntos transversais às disciplinas ou, ainda, se não trabalham. Tal mapeamento visa posicionar os Institutos da região Norte em relação ao importante combate de racismos dos mais diversos, desde aqueles praticados contra negros, passando pelos povos originários, até os imigrantes que habitam as terras nortistas. Assim sendo, ofereceremos material para que os próprios Institutos possam repensar suas práticas quanto à construção de planos de curso, orientando seus servidores para a inclusão do pensamento antirracista como estratégia pedagógica-educacional.