A intolerância religiosa se descortina nos mais diversos ambientes, inclusive, no ensino superior.Para compreender melhor tal fenômeno, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde a coleta de dados se baseou num roteiro de entrevistas semiestruturado com 15 itens. Foram entrevistados seis estudantes de uma mesma IES com média de 30 anos de idade. A técnica de interpretação de dados escolhida foi a análise de conteúdos temáticas. Como principal resultado entende-se que a princípio, os indivíduos possuem entendimento e confiança na sua fé e que conflitos de ordem religiosa podem dificultar a relação dos estudantes com as matérias, com os professores e com a instituição, tendo em vista que em alguns casos os mesmos se retraem com o intuito de evitar tratar do tema ou gerar um conflito. A partir da análise de conteúdo temática, obteve-se três categorias: Deus, Fé e Preconceito. Tal situação pode acarretar em sentimentos de desmotivação com prejuízo mental, que influencia o desejo de aprender e de estar em equipe.