O presente trabalho aborda a matemática na Educação Infantil direcionando o olhar para a utilização de jogos como instrumento facilitador na resolução de problemas numéricos, possibilitando a compreensão de novos conhecimentos para essa área. Tem como objetivo geral investigar as contribuições de jogos matemáticos como recurso pedagógico para a resolução de problemas numéricos na Educação Infantil. Fundamentado a partir das contribuições da área de Educação Infantil - Vygotsky (1984); e de Educação Matemática - Smole (2007), Muniz (2010), Lorenzato (2011), Selva e Brandão (2000), Smole, Diniz e Milani (2007), além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998). A metodologia utilizada para coleta de dados baseou-se na pesquisa qualitativa, que atribui importância fundamental aos depoimentos dos atores sociais envolvidos, aos discursos e aos significados transmitidos por eles. O procedimento metodológico escolhido foi a pesquisa de campo, realizada por meio da observação in loco e intervenções pedagógicas realizadas com as crianças de quatro e cinco anos, numa escola da cidade de Sapé – PB. Os resultados apontaram que a utilização de jogos matemáticos proporcionou interação, motivação e aprendizagem das crianças, no que se referem às relações numéricas de comparação (mais/menos) e de contagem, bem como dos registros acerca das atividades propostas.