Considerando as questões teórico-metodológicas referentes ao ensino de história, que vêm desenvolvendo novas perspectivas acerca das contribuições do conhecimento histórico, faz-se importante tecer discussões sobre diferentes possibilidades que dizem respeito à educação histórica e como a disciplina pode ser trabalhada em sala de aula. Nesse sentido, as narrativas apresentadas pelo cinema podem abarcar diferentes concepções dentro da história. Os filmes podem ser tratados como fontes, ou seja, documentos úteis para a compreensão dos acontecimentos históricos. Portanto, o presente trabalho pretende apresentar como o cinema pode ser utilizado em sala de aula para complementar os debates em torno de um determinado tema, no caso deste trabalho, a Segunda Guerra Mundial, bem como fazer uma análise voltada para o uso de algumas cenas do filme A Batalha de Sevastopol, que possibilita levantar discussões referentes à temas importantes, a exemplo das questões de gênero, mais precisamente sobre o feminino - pouco abordadas nas escolas - e a assuntos mais comuns ao conteúdo, como os jogos políticos dos países envolvidos, em especial da União Soviética, durante o período conflituoso. Os principais aportes teóricos serão Marc Ferro (2010), que trata da relação entre cinema e história; Circe Bittencourt (2008), para o debate sobre ensino de história; e Joan Scott (1990), que traz uma abordagem sobre a importância de inserir as mulheres nas construções históricas.