A Educação 4.0 surge como um novo conceito educacional que busca a inserção de novas tecnologias e inovações, no processo de ensino e aprendizagem, integrando e otimizando o aprendizado a ferramentas que possibilitam o desenvolvimento da criatividade e a gestão de projetos colaborativos interdisciplinares. Dentro desse novo paradigma educacional, a manufatura aditiva (Impressão 3D) ganha destaque como uma forma de produção de produtos com baixo custo, tempo de produção reduzido, alta possibilidade de personalização e liberdade criativa levando em conta aspectos sustentáveis, devido a possibilidade da utilização de insumos biodegradáveis. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar como a impressão 3D é aplicada em projetos de gestão e empreendedorismo como uma forma prática para a criação de protótipos para testes e validação de novas ideias e produtos. Para isso, ações educacionais são necessárias, este trabalho retratará ações que demonstram a sua aplicabilidade em gestão de projetos, gestão da qualidade e produção, modelagem 3D, design e mecânica. Considerando que a fabricação digital está presente em diversos setores como arquitetura, saúde, alimentação, engenharia, indústrias e moda após o contato com essa tecnologia é possível desenvolver competências e habilidades úteis para o mercado de trabalho, contribuindo para a criação de inovações nos setores. Assim, pode-se afirmar que a manufatura aditiva utilizada no ensino e projetos de gestão e empreendedorismo, gera resultados satisfatórios, por integrar tecnologia ao processo de aprendizagem e capacitar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais inovador e digital.