Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ESO) NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA SUBSIDIAR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho teve como objetivo refletir sobre uma atividade vivenciada no ESO com o intuito de subsidiar uma Educação Antirracista. Destacamos a necessidade de propostas nessa direção para contemplar as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 que versam sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira e dos povos indígenas. Os sujeitos de pesquisa foram licenciandos/as da disciplina ESO 2, no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco ao longo de 5 semestres letivos. A investigação foi norteada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa. Inicialmente, utilizou-se um questionário contendo 15 perguntas relacionadas à caracterização dos/as participantes e ideias dele/as no tocante às Leis nº 10.639/2003 e nº11.645/2008 e a relação com o ensino de Química. Houve indicação de vídeos para subsidiar um debate envolvendo a importância de uma Educação Antirracista no ensino de Química e, por fim, os/as participantes elaboraram um projeto coletivo relacionado com a temática em discussão. A partir dos dados coletados, observou-se que ao longo dos cinco semestres houve uma maior aproximação dos/as licenciandos/as com as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, principalmente, por terem cursado a disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais. A partir de sugestões dos/as participantes, atualmente, são formados grupos com no máximo cinco licenciandos/as de modo a termos uma participação de todos/as integrantes do grupo. Nos semestres da investigação, os/as licenciandos/as elaboraram o projeto coletivo ao longo de 2 a 3 semanas, envolvendo as relações étnico-raciais e o ensino de química com registros na ferramenta Padlet. Ao longo dos cinco semestres letivos foram elaborados 11 projetos articulando conteúdos químicos abordados na Educação Básica e as Relações Étnico-Raciais. Os resultados ratificam a importância de vivenciar, no ESO, questões que possam subsidiar uma educação antirracista contemplando a legislação vigente, tendo como protagonistas nesse processo os/as futuros/as professores/as de Química.

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