ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ESO) NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA SUBSIDIAR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
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Os sujeitos de pesquisa foram licenciandos/as da disciplina ESO 2, no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco ao longo de 5 semestres letivos. A investigação foi norteada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa. Inicialmente, utilizou-se um questionário contendo 15 perguntas relacionadas à caracterização dos/as participantes e ideias dele/as no tocante às Leis nº 10.639/2003 e nº11.645/2008 e a relação com o ensino de Química. Houve indicação de vídeos para subsidiar um debate envolvendo a importância de uma Educação Antirracista no ensino de Química e, por fim, os/as participantes elaboraram um projeto coletivo relacionado com a temática em discussão. A partir dos dados coletados, observou-se que ao longo dos cinco semestres houve uma maior aproximação dos/as licenciandos/as com as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, principalmente, por terem cursado a disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais. 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