Este artigo apresenta as ações do projeto de extensão, estágio supervisionado e módulo do programa residência pedagógica com o título “As realidades virtual e aumentada no ensino de estudantes com necessidades educacionais especiais”, desenvolvido por acadêmicos do curso de Computação do Campus Araguatins do IFTO, justificando-se pela abordagem de temáticas da educação inclusiva, por meio das tecnologias assistivas. A problemática dos alunos com necessidades educacionais especiais é ampla e complexa, entre esses fatores, destaca-se a marginalização desses aprendizes. Objetiva-se apresentar resultados com base na compreensão de como essas tecnologias auxiliaram os discentes que necessitam de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, bem como auxiliaram no processo de inclusão escolar e serviram como motivação, despertando a criatividade e imaginação dos discentes. A metodologia utilizada no projeto é o método participativo, que incentiva as pessoas a pensarem por si mesmas e contribuírem ativamente para o ensino e a aprendizagem, em vez de receber passivamente informações de especialistas externos. Destaca-se nos resultados alcançados que as tecnologias são aliadas no ensino, ampliando as potencialidades e habilidades dos alunos que precisam desse atendimento diferenciado e inclusivo. Ademais, os principais resultados do projeto de extensão concluído foram: o perfil no Instagram para publicação do desenvolvimento das suas atividades, aquisição de óculos de realidade virtual, adesivos para divulgação e camisas personalizadas. Além destes resultados, destaca-se a alta aceitabilidade das atividades do projeto por parte dos alunos das salas de recursos multifuncionais e um notório avanço de conhecimento nos conteúdos ensinados. O projeto segue sendo executado em estágio supervisionado e módulo do programa residência pedagógica, tendo como resultado parcial a criação de um aplicativo para realidade virtual e aumentada para Android voltado a alunos com necessidades educacionais especiais.