RESUMO O presente trabalho retrata a participação dos estudantes sem e com deficiência com déficit na alfabetização em tempo certo, e os procedimentos adotados pela Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho - PE, para que fossem garantido o direito de aprendizagem de forma equitativa. Tudo isso, resultou na implantação dos Programas Ler Mais e Alfabetiza Já! Onde foi considerado, os impactos causados no ensino e aprendizagem na rede de ensino durante a pandemia covid – 19, que intensificou as fragilidades pedagógicas, expressivamente no que se refere a consolidação da alfabetização e letramento. No caso dos estudantes com surdez os prejuízos foram bem mais acentuados, devido as suas limitações no contexto social, caso não tenham acesso a sua língua materna. Além desse público, foram incluídos os estudantes cegos e com baixa visão para o estudo de braille. Na primeira fase da implementação dos programas foram feitos diagnóstico em toda rede de ensino, o que sugeriu um número razoável de estudantes sem ler e escrever. Na segunda fase, para que os estudantes surdos fossem incluídos foi realizado um teste de fluência em libras e para os estudantes com deficiência visual aplicação de uma diagnose que identificasse o nível de aprendizagem em relação a leitura e a escrita. Desse modo, foram desenvolvidas várias estratégias pedagógicas e estruturas físicas adequadas para execução dos programas em pauta.