O trabalho versa sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC 's) como uma forma de adentrar mais profundamente na realidade dos indivíduos, que estão a todo momento ligados no amplo mundo digital que perpassa a atualidade e os espaços sociais. Dessa forma, compreendendo a escola como um espaço social de aprendizado, é fato que tal ambiente incorpore crianças e jovens que estão fortemente ligadas ao mundo das tecnologias . Pensando nisso, utilizou-se o Software GeoGebra para demonstrar o comportamento de um cilindro construído por revolução, a fim de aproximar a noção construtiva de tal figura espacial e sua formulação através das ferramentas do software. A fundamentação teórica parte da análise dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) que reconhece a cultura da tecnologia como algo que os estudantes estão fortemente inseridos, Boyer(2012) que retrata uma possível forma de como o conhecimento matemático foi desenvolvido ao decorrer da evolução da humanidade, Dolce(2001, 2013) que trata da geometria plana e espacial, em específico. Tal empreitada busca retratar a matemática como uma ciência vívida e dinâmica mostrando a possibilidade de trabalhá-la de forma mais profunda e consistente, opondo-se ao algebrismo, termo utilizado por Fragoso (2001) para a conduta que consiste em apresentar a matemática unicamente abstrata, com demonstrações longas e “calculeira”, modelo ainda utilizado por muitos professores, com o intuito de fazê-la parecer algo que está ao alcance de poucos “iluminados”, ideologia que segrega e faz muitos indivíduos terem aversão ou não sentir-se capaz de discutir tal ciência, o que é um grande equívoco.