O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS – PAR EM BELÉM-PA de 2020 a 2023: ESTUDOS PRELIMINARES Dyana Maria Resende de Sousa Lorena Farias Silva RESUMO O presente artigo tem como objetivo discutir os resultados da implantação do Plano de Ações Articuladas (PAR), no município de Belém/Pará, dando ênfase aos repasses financeiros no período de 2020 a 2023. Como metodologia, utilizou-se estudos documentais e revisão bibliográfica. Os dados financeiros foram capturados da plataforma eletrônica do FNDE. Os estudos sobre o tema destacam análises do PAR como uma das políticas educacionais e sociais historicamente construídas e suas repercussões, salientando-se os recursos envolvidos na colaboração das ações entre os entes federados em situações concretas no sistema educacional brasileiro. No que tange à gestão e ao financiamento educacional no Brasil, o PAR corrobora para o planejamento e elaboração de políticas educacionais de estados e municípios em busca da qualidade da educação, tendo o ambiente virtual do SIMEC- Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle, um portal operacional que trata e monitora orçamentos na área educacional gerido pelo MEC e possibilita verificar o andamento do referido plano. Cabe destacar, que a temática em questão, além de comportar um conjunto de pesquisas e autores interessados pelo tema, demonstra a crescente necessidade de outros debates e pesquisas envolvendo e auxiliando, portanto, na melhor compreensão de repasses financeiros voltados para a educação e seu processo. No que tange ao financiamento da educação no município de Belém, constatamos que os recursos do PAR, embora pontuais, podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação na rede municipal de ensino. Palavras-chave: Financiamento da Educação, Plano de Ações Articuladas – PAR, Gestão educacional, Qualidade da educação.