O presente artigo tem o objetivo de fomentar reflexões e discutir acerca da importância da formação docente no contexto brasileiro, focando nas discussões dos desafios e perspectivas dos processos formativos de professores de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Destarte, abordaremos questões relacionadas ao complexo desenvolvimento de formação docente no que tange seus aspectos históricos, políticos e sociais a fim de compreender melhor como isso impacta diretamente na legitimação do processo de inclusão social. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico, objetiva também, discutir acerca de aspectos relacionados ao fazer pedagógico e como este vem sendo desenvolvido nos cursos de formação de professores de LIBRAS. O interesse por esse fazer pedagógico emerge da inquietação e vivências das pesquisadoras e autoras desse trabalho, que, na condição de aluna e professora de LIBRAS, elencaram alguns pontos positivos e negativos que experienciaram e ainda experienciam no curso de formação docente de profissionais de educação de surdos. No arcabouço dessa produção alicerçamos nossa discussão em torno das teorias e argumentações de alguns teóricos como QUADROS, GATTI e ALBRES, dentre outros autores que respaldaram nossos escritos e discorreram de forma muito consistente acerca do aludido tema. Neste trabalhado, sistematizaremos os diversos aspectos que envolvem o processo de formação de professores para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sobretudo, aspectos relacionados à apropriação do saber didático e as diversas formas de ensinar LIBRAS, materializadas nas práticas pedagógicas cotidianas dos cursos de licenciatura, de modo que este trabalho possa auxiliar projetos futuros, relacionados à essa temática.