Este trabalho apresenta; uma análise qualitativa sobre o ensino investigativo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes por meio dos HQ’s(gibis, quadrinhos, tirinhas e mangas) em relação ao efeito estufa e suas problemáticas, fazendo com que eles consigam compreender por meio dos quadrinhos que o efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para vida na terra, tirando a ideia errônea de que efeito estufa e super aquecimento global são o mesmo fenômeno, mostrando que são distintos porém interligados, em que o aumento da temperatura exagerada está diretamente ligado as ações do ser humano com a liberação dos Gases do Efeito Estufa. Onde quadrinhos e tirinhas ajudam de forma descontraída, instigante e divertida no ensino investigativo, fazendo com que os estudantes saibam diferenciar as causas dos efeitos gerados pela intervenção antrópica, sugerindo formas de minimização do superaquecimento por meio de uma ferramenta didático-pedagógica, que é utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, tomando os HQ’s proporções cada vez maiores no ensino das ciências pela facilidade de compreensão do conteúdo. Por apresentar uma linguagem de fácil compreensão, fazendo os estudantes desenvolverem seu senso crítico e a consciência da importância dos problemas ambientais.