Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE EFEITO ESTUFA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99662
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6598
    "inscrito_id" => 21844
    "titulo" => "ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE EFEITO ESTUFA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta; uma análise qualitativa sobre o ensino investigativo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes por meio dos HQ’s(gibis, quadrinhos, tirinhas e mangas) em relação ao efeito estufa e suas problemáticas, fazendo com que eles consigam compreender por meio dos quadrinhos que o efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para vida na terra, tirando a ideia errônea de que efeito estufa e super aquecimento global são o mesmo fenômeno, mostrando que são distintos porém interligados, em que o aumento da temperatura exagerada está diretamente ligado as ações do ser humano com a liberação dos Gases do Efeito Estufa. Onde quadrinhos e tirinhas ajudam de forma descontraída, instigante e divertida no ensino investigativo, fazendo com que os estudantes saibam diferenciar as causas dos efeitos gerados pela intervenção antrópica, sugerindo formas de minimização do superaquecimento por meio de uma ferramenta didático-pedagógica, que é utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, tomando os HQ’s proporções cada vez maiores no ensino das ciências pela facilidade de compreensão do conteúdo. Por apresentar uma linguagem de fácil compreensão, fazendo os estudantes desenvolverem seu senso crítico e a consciência da importância dos problemas ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21844_TB6598_21082023112802.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON GOMES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON"
    "autor_email" => "robson.freitas@ufpe.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99662
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6598
    "inscrito_id" => 21844
    "titulo" => "ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE EFEITO ESTUFA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta; uma análise qualitativa sobre o ensino investigativo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes por meio dos HQ’s(gibis, quadrinhos, tirinhas e mangas) em relação ao efeito estufa e suas problemáticas, fazendo com que eles consigam compreender por meio dos quadrinhos que o efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para vida na terra, tirando a ideia errônea de que efeito estufa e super aquecimento global são o mesmo fenômeno, mostrando que são distintos porém interligados, em que o aumento da temperatura exagerada está diretamente ligado as ações do ser humano com a liberação dos Gases do Efeito Estufa. Onde quadrinhos e tirinhas ajudam de forma descontraída, instigante e divertida no ensino investigativo, fazendo com que os estudantes saibam diferenciar as causas dos efeitos gerados pela intervenção antrópica, sugerindo formas de minimização do superaquecimento por meio de uma ferramenta didático-pedagógica, que é utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, tomando os HQ’s proporções cada vez maiores no ensino das ciências pela facilidade de compreensão do conteúdo. Por apresentar uma linguagem de fácil compreensão, fazendo os estudantes desenvolverem seu senso crítico e a consciência da importância dos problemas ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21844_TB6598_21082023112802.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON GOMES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON"
    "autor_email" => "robson.freitas@ufpe.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta; uma análise qualitativa sobre o ensino investigativo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes por meio dos HQ’s(gibis, quadrinhos, tirinhas e mangas) em relação ao efeito estufa e suas problemáticas, fazendo com que eles consigam compreender por meio dos quadrinhos que o efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para vida na terra, tirando a ideia errônea de que efeito estufa e super aquecimento global são o mesmo fenômeno, mostrando que são distintos porém interligados, em que o aumento da temperatura exagerada está diretamente ligado as ações do ser humano com a liberação dos Gases do Efeito Estufa. Onde quadrinhos e tirinhas ajudam de forma descontraída, instigante e divertida no ensino investigativo, fazendo com que os estudantes saibam diferenciar as causas dos efeitos gerados pela intervenção antrópica, sugerindo formas de minimização do superaquecimento por meio de uma ferramenta didático-pedagógica, que é utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, tomando os HQ’s proporções cada vez maiores no ensino das ciências pela facilidade de compreensão do conteúdo. Por apresentar uma linguagem de fácil compreensão, fazendo os estudantes desenvolverem seu senso crítico e a consciência da importância dos problemas ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.