Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DA DISCIPLINA DE POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE MATEMÁTICA, FÍSICA E HISTÓRIA DA UEPG (2022)

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições e os limites da disciplina de Política Educacional para a formação de professores, com base na avaliação dos alunos dos primeiros anos dos cursos de Licenciatura em atemática, Física e História, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Esta pesquisa foi realizada com os alunos no ano de 2022, por meio de um texto dissertativo realizado ao final do ano letivo, fazendo a reflexão sobre quais as contribuições e quais os limites da disciplina em sua formação. Nos últimos anos, percebe-se um aligeiramento no processo de formação docente, sendo que as disciplinas consideradas mais teóricas têm perdido espaço nos currículos, tendo suas cargas horárias reduzidas, ou até mesmo sendo extintas da grade curricular, privilegiando-se as disciplinas de cunho mais prático. Nesse sentido, entendemos ser de extrema importância a defesa da disciplina de Política Educacional para a formação de professores, com intuito de formar profissionais críticos e capazes de compreender toda a organização legal da educação brasileira, bem como as relações de poder que permeiam a educação em todo o seu sistema de ensino. Este trabalho tem como referencial teórico autores que embasam a formação de professores, como Tanuri, Pimenta, Nóvoa e Gatti. Como resultados da pesquisa, destaca-se que os alunos consideram que a disciplina de Política Educacional é de extrema importância para sua formação por proporcionar a compreensão sobre a organização legal da educação em seus diferentes níveis e modalidades; a relação entre Estado e educação, e as questões de poder envolvidas; o debate sobre os problemas educacionais etc. Como limites, os alunos apontaram a pequena carga horária da disciplina e o fato de estar inserida no primeiro ano, quando estes ainda não têm tanto contato com a escola, e quando ainda falta maturidade para compreender algumas questões estudadas.

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