Este trabalho trata dos resultados do projeto de extensão “ Ensino de Botânica: propostas para superar a cegueira botânica” vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas com objetivo de elaborar e aplicar estratégias didáticas para o ensino de Botânica no ensino fundamental. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Patronato Maria Auxiliadora com alunos do 9° ano do ensino fundamental. Inicialmente, foi feito o levantamento bibliográfico sobre o tema, estudo e discussão sobre os conteúdos de Botânica na Base Nacional Comum Curricular, livro didático e o planejamento da professora. A partir do conteúdo Classificação Botânica foi desenvolvida uma atividade prática para elaboração de um Catálogo de Plantas da escola e da praça central da cidade de Humaitá. Para tanto os alunos, com auxílio dos discentes e das professoras, realizaram um registro fotográfico das plantas utilizando a ferramenta google lens. Foram catalogadas 30 plantas, com o nome popular, nome científico, família botânica, origem e curiosidades. Para a montagem do catálogo foi utilizado o aplicativo Canvas, durante as aulas de Ciências. Deste modo, a execução do projeto subsidiou o professor e promoveu um aprendizado significativo no que se refere ao ensino de Botânica.