Este artigo visa apresentar a História e concepções da Educação Profissional Técnica no Brasil, partindo do período anterior a chegada dos colonizadores portugueses com as práticas educacionais dos povos nativos, em seguida com o Brasil Colônia e os desdobramentos da educação profissional deste período e por fim o período Imperial e as estruturas educacionais desenvolvidas nessa época. Os pressupostos metodológicos utilizados nesta pesquisa estão subsidiados na perspectiva científica de natureza bibliográfica. Nesse sentido a Educação Profissional será apresentada a partir de alguns dos seus momentos chave baseado em registros e documentos que antecedem a formalização legal da mesma em 1909 com a criação das 19 escolas de Aprendizes Artífices pelo presidente Nilo Peçanha. A História e concepções da Educação Profissional Técnica foi dividida em três seções, que tratam das Práticas Educativas nos Povos Nativos, Brasil Colônia e as ações de aprendizagem, Período Imperial e a estrutura educacional. Conclui-se que o Estado esteve ausente e pouco fez com relação as suas responsabilidades para com a educação profissional, deixando esse papel ser desempenhado por iniciativa educacionais religiosas e de grupos formados por empresários e particulares, criando demandas retidas de mão de obra especializada e de qualificação profissional mínima necessária para atender tanto as necessidades de próprio Estado quanto dos setores produtivos e da classe trabalhadora.