A avaliação é uma ferramenta fundamental no ensino, pois é com ela que a maioria dos professores tem o retorno de entendimento dos assuntos passados e do desenvolvimento da turma. Este trabalho trata de uma pesquisa de campo qualiquantitativa, objetivo geral deste trabalho é analisar a perspectiva dos professores e alunos a respeito da avaliação no ensino, tendo como base o levantamento de dados feito das duas partes sobre os métodos avaliativos, e assim identificar quais os alunos tendem a mostrar mais dificuldade, comparar aos que os professores preferem utilizar e assim explorar a ideia de reflexão e pesquisa sobre as alternativas para superar essa ideia negativa das avaliações como forma de medida, tomando como referência autores como Jussara Hoffmann (2014), José Carlos Libâneo (1994) e Cipriano Carlos Luckesi (2011). A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários para saber a preferência pelos métodos avaliativos, foi respondido por 23 professores de diversas áreas, e 25 alunos dos cursos de Técnico em Saneamento integrado e Técnico em Informática integrado, de diferentes períodos, do IFPE Campus Afogados da Ingazeira. No questionário foram realizadas 6 perguntas que abordaram os métodos avaliativos de Autoavaliação, Questões Objetivas, Questões Discursivas, Apresentação de seminário, Escrita Científica e Atividade para Casa. O resultado quantitativo obtido foi que mesmo alguns métodos tendo opiniões divergentes entre professores e alunos, foi possível identificar outros onde houve um consenso, tendo assim o ponto inicial para superar a avaliação como medida.