A pesquisa faz parte do projeto “O ensino de geografia e a educação das relações étnico-raciais: análises a partir da temática história e cultura afro brasileira e indígena”, o qual tem como pretensão refletir sobre a temática história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino de Geografia da rede pública de educação básica do Estado de Pernambuco. Nesse sentido, esforços de investigação científica empreendidos nesta pesquisa têm como objetivo principal discutir e propor atividades didático-pedagógicas a partir da literatura para o ensino das relações étnico-raciais no contexto da Geografia escolar. Com base na pesquisa até o momento, pode-se afirmar que a literatura se debruça no espaço geográfico mostrando então que há relação entre a arte e a Geografia a ser discutida, podendo contribuir para uma metodologia ativa nos assuntos que diz respeita tanto a Geografia quanto a educação das relações étnico-raciais. Sem dúvida, permite mitigar os impactos causados pela colonização e o racismo estrutural no Brasil, evidenciando que a geografia científica e escolar tem um papel fundamental de recriar a leitura do espaço geográfico sob a ótica dos povos originários, africanos e afro-brasileiros.