A ciência geográfica muitas vezes é tida como algo difícil de ser compreendida pela forma de aplicabilidade em sala de aula. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições e hábitos sociais nos diferentes lugares são imprescindíveis para a compreensão da vida em sociedade. Diante disso, há uma necessidade de desenvolver um ensino-aprendizagem que possibilite aos docentes uma abordagem mais eficiente e lúdica do ensino de geografia, no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este trabalho apresenta estratégias significativas no ensino sobre solos para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino básico, propondo como objetivo principal entender a dinâmica do espaço e ações humanas sobre solos, apresentando diferentes texturas, com a utilização de abordagens lúdicas, tornando o aprendizado mais prazeroso e trazendo a assimilação com a realidade para dentro do espaço escolar, auxiliando na capacidade de reflexão e compreensão do conteúdo trabalhado. Essa perspectiva de intervenção busca envolver os estudantes na confecção de exemplos práticos, despertando o espírito investigativo e o interesse pelo conteúdo abordado, bem como a conscientização sobre a importância da preservação do solo. A metodologia proposta compete na utilização de garrafas PETs, onde estarão com diferentes tipos de solo. Os estudantes irão observar como ocorre o processo de porosidade de cada tipo de solo e suas características. Acredita-se que essa abordagem para as atividades manuais, como a construção de maquetes, experimentos e aulas de campo, motivará os alunos, os levando à reflexão sobre o espaço em que vivem, estimulando a curiosidade e o interesse, sendo muito importante entender de que forma ele atua, facilitando a assimilação, a compreensão dos conteúdos abordados e promoverá uma aprendizagem mais significativa concedendo o saber e divertimento durante as aulas, ajudando a trabalhar as habilidades cognitivas e motoras, na construção do ensino-aprendizagem nas aulas de geografia.