Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A DINÂMICA DA POROSIDADE DOS SOLOS ATRAVÉS DO ENSINO LÚDICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100793
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8268
    "inscrito_id" => 23676
    "titulo" => "EXPLORANDO A DINÂMICA DA POROSIDADE DOS SOLOS ATRAVÉS DO ENSINO LÚDICO"
    "resumo" => "A ciência geográfica muitas vezes é tida como algo difícil de ser compreendida pela forma de aplicabilidade em sala de aula. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições e hábitos sociais nos diferentes lugares são imprescindíveis para a compreensão da vida em sociedade. Diante disso, há uma necessidade de desenvolver um ensino-aprendizagem que possibilite aos docentes uma abordagem mais eficiente e lúdica do ensino de geografia, no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este trabalho apresenta estratégias significativas no ensino sobre solos para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino básico, propondo como objetivo principal entender a dinâmica do espaço e ações humanas sobre solos, apresentando diferentes texturas, com a utilização de abordagens lúdicas, tornando o aprendizado mais prazeroso e trazendo a assimilação com a realidade para dentro do espaço escolar, auxiliando na capacidade de reflexão e compreensão do conteúdo trabalhado. Essa perspectiva de intervenção busca envolver os estudantes na confecção de exemplos práticos, despertando o espírito investigativo e o interesse pelo conteúdo abordado, bem como a conscientização sobre a importância da preservação do solo. A metodologia proposta compete na utilização de garrafas PETs, onde estarão com diferentes tipos de solo. Os estudantes irão observar como ocorre o processo de porosidade de cada tipo de solo e suas características. Acredita-se que essa abordagem para as atividades manuais, como a construção de maquetes, experimentos e aulas de campo, motivará os alunos, os levando à reflexão sobre o espaço em que vivem, estimulando a curiosidade e o interesse, sendo muito importante entender de que forma ele atua, facilitando a assimilação, a compreensão dos conteúdos abordados e promoverá uma aprendizagem mais significativa concedendo o saber e divertimento durante as aulas, ajudando a trabalhar as habilidades cognitivas e motoras, na construção do ensino-aprendizagem nas aulas de geografia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23676_TB8268_23102023083205.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LILIANE DA SILVA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Liliane Dias"
    "autor_email" => "lilianediias8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100793
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8268
    "inscrito_id" => 23676
    "titulo" => "EXPLORANDO A DINÂMICA DA POROSIDADE DOS SOLOS ATRAVÉS DO ENSINO LÚDICO"
    "resumo" => "A ciência geográfica muitas vezes é tida como algo difícil de ser compreendida pela forma de aplicabilidade em sala de aula. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições e hábitos sociais nos diferentes lugares são imprescindíveis para a compreensão da vida em sociedade. Diante disso, há uma necessidade de desenvolver um ensino-aprendizagem que possibilite aos docentes uma abordagem mais eficiente e lúdica do ensino de geografia, no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este trabalho apresenta estratégias significativas no ensino sobre solos para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino básico, propondo como objetivo principal entender a dinâmica do espaço e ações humanas sobre solos, apresentando diferentes texturas, com a utilização de abordagens lúdicas, tornando o aprendizado mais prazeroso e trazendo a assimilação com a realidade para dentro do espaço escolar, auxiliando na capacidade de reflexão e compreensão do conteúdo trabalhado. Essa perspectiva de intervenção busca envolver os estudantes na confecção de exemplos práticos, despertando o espírito investigativo e o interesse pelo conteúdo abordado, bem como a conscientização sobre a importância da preservação do solo. A metodologia proposta compete na utilização de garrafas PETs, onde estarão com diferentes tipos de solo. Os estudantes irão observar como ocorre o processo de porosidade de cada tipo de solo e suas características. Acredita-se que essa abordagem para as atividades manuais, como a construção de maquetes, experimentos e aulas de campo, motivará os alunos, os levando à reflexão sobre o espaço em que vivem, estimulando a curiosidade e o interesse, sendo muito importante entender de que forma ele atua, facilitando a assimilação, a compreensão dos conteúdos abordados e promoverá uma aprendizagem mais significativa concedendo o saber e divertimento durante as aulas, ajudando a trabalhar as habilidades cognitivas e motoras, na construção do ensino-aprendizagem nas aulas de geografia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23676_TB8268_23102023083205.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LILIANE DA SILVA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Liliane Dias"
    "autor_email" => "lilianediias8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A ciência geográfica muitas vezes é tida como algo difícil de ser compreendida pela forma de aplicabilidade em sala de aula. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições e hábitos sociais nos diferentes lugares são imprescindíveis para a compreensão da vida em sociedade. Diante disso, há uma necessidade de desenvolver um ensino-aprendizagem que possibilite aos docentes uma abordagem mais eficiente e lúdica do ensino de geografia, no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este trabalho apresenta estratégias significativas no ensino sobre solos para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino básico, propondo como objetivo principal entender a dinâmica do espaço e ações humanas sobre solos, apresentando diferentes texturas, com a utilização de abordagens lúdicas, tornando o aprendizado mais prazeroso e trazendo a assimilação com a realidade para dentro do espaço escolar, auxiliando na capacidade de reflexão e compreensão do conteúdo trabalhado. Essa perspectiva de intervenção busca envolver os estudantes na confecção de exemplos práticos, despertando o espírito investigativo e o interesse pelo conteúdo abordado, bem como a conscientização sobre a importância da preservação do solo. A metodologia proposta compete na utilização de garrafas PETs, onde estarão com diferentes tipos de solo. Os estudantes irão observar como ocorre o processo de porosidade de cada tipo de solo e suas características. Acredita-se que essa abordagem para as atividades manuais, como a construção de maquetes, experimentos e aulas de campo, motivará os alunos, os levando à reflexão sobre o espaço em que vivem, estimulando a curiosidade e o interesse, sendo muito importante entender de que forma ele atua, facilitando a assimilação, a compreensão dos conteúdos abordados e promoverá uma aprendizagem mais significativa concedendo o saber e divertimento durante as aulas, ajudando a trabalhar as habilidades cognitivas e motoras, na construção do ensino-aprendizagem nas aulas de geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.