Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99206
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6001
    "inscrito_id" => 20562
    "titulo" => "SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO"
    "resumo" => "A conscientização e sensibilização em relação às problemáticas ambientais que afetam nosso planeta têm se tornado cada vez mais evidentes através dos diversos meios de comunicações. Telejornais exibem imagens impactantes de degradação, como desmatamento, queimadas, ciclones e a deterioração da qualidade do ar, solo e água, além de enchentes que colocam em risco a existência da vida na Terra. Diante desses desafios multifacetados, torna-se imprescindível compreender de forma holística tais problemas, a fim de desenvolver soluções eficazes e sustentáveis, visando promover uma sociedade equitativa e saudável. Nesse contexto, a educação ambiental surge com o objetivo de incentivar a consciência ecológica, promover a empatia com outras espécies e culturas, estimular a responsabilidade individual e coletiva, além de fomentar ações sustentáveis e a busca por soluções inovadoras para os desafios ambientais. Com base nessa necessidade, o presente trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do sul do Amazonas sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência e continuidade da vida no planeta Terra. A conscientização sobre a crise ambiental levou à criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU em 1972 e celebrado em 5 de junho. No âmbito desse projeto multidisciplinar, justificou-se a urgente necessidade de educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação ambiental, adotando uma abordagem holística. Nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências, os alunos elaboraram práticas sustentáveis, como cartazes, poemas, paródias, reciclagem e pesquisas, e os expuseram durante a primeira semana de junho para toda a comunidade escolar. A implementação de um ensino ecologicamente sustentável é uma medida fundamental para enfrentar a crise ambiental, porém requer o engajamento de toda a sociedade. O projeto multidisciplinar "Meio Ambiente: Nosso Maior Patrimônio" foi um sucesso, repleto de aprendizado e conhecimento socioambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20562_TB6001_11092023200313.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KARINA MENDONÇA DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Karina"
    "autor_email" => "karina_jcmk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99206
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6001
    "inscrito_id" => 20562
    "titulo" => "SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO"
    "resumo" => "A conscientização e sensibilização em relação às problemáticas ambientais que afetam nosso planeta têm se tornado cada vez mais evidentes através dos diversos meios de comunicações. Telejornais exibem imagens impactantes de degradação, como desmatamento, queimadas, ciclones e a deterioração da qualidade do ar, solo e água, além de enchentes que colocam em risco a existência da vida na Terra. Diante desses desafios multifacetados, torna-se imprescindível compreender de forma holística tais problemas, a fim de desenvolver soluções eficazes e sustentáveis, visando promover uma sociedade equitativa e saudável. Nesse contexto, a educação ambiental surge com o objetivo de incentivar a consciência ecológica, promover a empatia com outras espécies e culturas, estimular a responsabilidade individual e coletiva, além de fomentar ações sustentáveis e a busca por soluções inovadoras para os desafios ambientais. Com base nessa necessidade, o presente trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do sul do Amazonas sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência e continuidade da vida no planeta Terra. A conscientização sobre a crise ambiental levou à criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU em 1972 e celebrado em 5 de junho. No âmbito desse projeto multidisciplinar, justificou-se a urgente necessidade de educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação ambiental, adotando uma abordagem holística. Nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências, os alunos elaboraram práticas sustentáveis, como cartazes, poemas, paródias, reciclagem e pesquisas, e os expuseram durante a primeira semana de junho para toda a comunidade escolar. A implementação de um ensino ecologicamente sustentável é uma medida fundamental para enfrentar a crise ambiental, porém requer o engajamento de toda a sociedade. O projeto multidisciplinar "Meio Ambiente: Nosso Maior Patrimônio" foi um sucesso, repleto de aprendizado e conhecimento socioambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20562_TB6001_11092023200313.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KARINA MENDONÇA DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Karina"
    "autor_email" => "karina_jcmk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A conscientização e sensibilização em relação às problemáticas ambientais que afetam nosso planeta têm se tornado cada vez mais evidentes através dos diversos meios de comunicações. Telejornais exibem imagens impactantes de degradação, como desmatamento, queimadas, ciclones e a deterioração da qualidade do ar, solo e água, além de enchentes que colocam em risco a existência da vida na Terra. Diante desses desafios multifacetados, torna-se imprescindível compreender de forma holística tais problemas, a fim de desenvolver soluções eficazes e sustentáveis, visando promover uma sociedade equitativa e saudável. Nesse contexto, a educação ambiental surge com o objetivo de incentivar a consciência ecológica, promover a empatia com outras espécies e culturas, estimular a responsabilidade individual e coletiva, além de fomentar ações sustentáveis e a busca por soluções inovadoras para os desafios ambientais. Com base nessa necessidade, o presente trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do sul do Amazonas sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência e continuidade da vida no planeta Terra. A conscientização sobre a crise ambiental levou à criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU em 1972 e celebrado em 5 de junho. No âmbito desse projeto multidisciplinar, justificou-se a urgente necessidade de educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação ambiental, adotando uma abordagem holística. Nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências, os alunos elaboraram práticas sustentáveis, como cartazes, poemas, paródias, reciclagem e pesquisas, e os expuseram durante a primeira semana de junho para toda a comunidade escolar. A implementação de um ensino ecologicamente sustentável é uma medida fundamental para enfrentar a crise ambiental, porém requer o engajamento de toda a sociedade. O projeto multidisciplinar "Meio Ambiente: Nosso Maior Patrimônio" foi um sucesso, repleto de aprendizado e conhecimento socioambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.