Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser não ocorre em momentos e de maneira compartimentada. A criança é um ser completo, tendo sua interação social e construção como sujeito permanentemente estabelecido em desenvolvimento integral. Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade e a construção do novo. O cuidar, o educar e o afeto na educação infantil estão integralmente relacionados ao desenvolvimento integral da criança, de modo que deve ser contemplado em conjunto, associados em todos os momentos planejados nas creches. A primeira infância é considerada uma etapa determinante na vida da criança, é nela que são vivenciadas as descobertas como: engatinhar, rolar, os primeiros passos, o balbucio, as primeiras palavras, experiencias com as emoções. Essas descobertas e construção do ser criança são manifestadas ainda nos primeiros meses de vida do bebê e a creche desempenha um papel singular no desenvolvimento do bebê e da criança pequena, sendo a mesma, criada como espaço para atender as crianças de 0 a 3 anos em turno parcial ou integral com a finalidade de proporcionar e garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens. A pesquisa tem como objetivo como a educação e o cuidado pode influenciar no desenvolvimento das crianças. A temática surge em um contexto teórico de estudo como também, se entrelaça com minha prática docente, enquanto professora da educação infantil percebo que as crianças se constroem como sujeitos ativos, partindo da interação e do que proporcionado a elas.