Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLICAÇÕES, LIMITES E AVANÇOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE AINDA PRECISA MUDAR?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5923
    "inscrito_id" => 17356
    "titulo" => "IMPLICAÇÕES, LIMITES E AVANÇOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE AINDA PRECISA MUDAR?"
    "resumo" => "O presente artigo, intitulado “Implicações, limites e avanços da Educação Inclusiva: o que ainda precisa mudar?”, é resultado de estudos realizados durante a disciplina “Princípios Históricos, Políticos e Filosóficos da Educação Especial” no curso Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba. O mesmo teve como objetivo discutir as implicações da Educação Especial na perspectiva inclusiva, considerando os avanços e os limites que tivemos ao longo do tempo, pressupondo, sobretudo, o acesso, a permanência e as condições de aprendizagem para todas as pessoas. Nesse sentido, trouxemos para nossa discussão o que ainda precisa mudar, já que tivemos avanços significativos durante esse período. Estudos sobre a Educação Especial nos revela que, ao longo da história, muitas foram as concepções e as formas de atendimento ao sujeito com deficiência no âmbito social e escolar, o que nos despertou para a evolução desse estudo, principalmente, em relação ao que ainda precisa mudar na nossa educação e no nosso entendimento para que aja uma inclusão nas escolas. O estudo inscreveu-se na abordagem qualitativa da pesquisa, tendo como percurso metodológico um estudo bibliográfico, bem como discussões pautadas em experiências e relatos exploradas no decorrer da referida disciplina, pelas cursistas com deficiências e profissionais que atuam na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de atendimento ao Autista (CAA) e o Instituto dos cegos. Para atender ao objetivo proposto nesse estudo nos acostamos às contribuições teóricas de Fumegalli (2012), Sassaki (1998), Bueno (2001, 1998), entre outros, bem como os Referencias Legais. Nossa pesquisa mostra que mesmo com os avanços legais, e com os diversos estudos realizados acerca do atendimento às pessoas com deficiência, ainda se evidencia práticas excludentes no contexto escolar, principalmente, quando se trata de acessibilidade e formação dos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17356_TB5923_20062023160658.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Karoline Souto"
    "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5923
    "inscrito_id" => 17356
    "titulo" => "IMPLICAÇÕES, LIMITES E AVANÇOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE AINDA PRECISA MUDAR?"
    "resumo" => "O presente artigo, intitulado “Implicações, limites e avanços da Educação Inclusiva: o que ainda precisa mudar?”, é resultado de estudos realizados durante a disciplina “Princípios Históricos, Políticos e Filosóficos da Educação Especial” no curso Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba. O mesmo teve como objetivo discutir as implicações da Educação Especial na perspectiva inclusiva, considerando os avanços e os limites que tivemos ao longo do tempo, pressupondo, sobretudo, o acesso, a permanência e as condições de aprendizagem para todas as pessoas. Nesse sentido, trouxemos para nossa discussão o que ainda precisa mudar, já que tivemos avanços significativos durante esse período. Estudos sobre a Educação Especial nos revela que, ao longo da história, muitas foram as concepções e as formas de atendimento ao sujeito com deficiência no âmbito social e escolar, o que nos despertou para a evolução desse estudo, principalmente, em relação ao que ainda precisa mudar na nossa educação e no nosso entendimento para que aja uma inclusão nas escolas. O estudo inscreveu-se na abordagem qualitativa da pesquisa, tendo como percurso metodológico um estudo bibliográfico, bem como discussões pautadas em experiências e relatos exploradas no decorrer da referida disciplina, pelas cursistas com deficiências e profissionais que atuam na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de atendimento ao Autista (CAA) e o Instituto dos cegos. Para atender ao objetivo proposto nesse estudo nos acostamos às contribuições teóricas de Fumegalli (2012), Sassaki (1998), Bueno (2001, 1998), entre outros, bem como os Referencias Legais. Nossa pesquisa mostra que mesmo com os avanços legais, e com os diversos estudos realizados acerca do atendimento às pessoas com deficiência, ainda se evidencia práticas excludentes no contexto escolar, principalmente, quando se trata de acessibilidade e formação dos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17356_TB5923_20062023160658.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Karoline Souto"
    "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo, intitulado “Implicações, limites e avanços da Educação Inclusiva: o que ainda precisa mudar?”, é resultado de estudos realizados durante a disciplina “Princípios Históricos, Políticos e Filosóficos da Educação Especial” no curso Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba. O mesmo teve como objetivo discutir as implicações da Educação Especial na perspectiva inclusiva, considerando os avanços e os limites que tivemos ao longo do tempo, pressupondo, sobretudo, o acesso, a permanência e as condições de aprendizagem para todas as pessoas. Nesse sentido, trouxemos para nossa discussão o que ainda precisa mudar, já que tivemos avanços significativos durante esse período. Estudos sobre a Educação Especial nos revela que, ao longo da história, muitas foram as concepções e as formas de atendimento ao sujeito com deficiência no âmbito social e escolar, o que nos despertou para a evolução desse estudo, principalmente, em relação ao que ainda precisa mudar na nossa educação e no nosso entendimento para que aja uma inclusão nas escolas. O estudo inscreveu-se na abordagem qualitativa da pesquisa, tendo como percurso metodológico um estudo bibliográfico, bem como discussões pautadas em experiências e relatos exploradas no decorrer da referida disciplina, pelas cursistas com deficiências e profissionais que atuam na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de atendimento ao Autista (CAA) e o Instituto dos cegos. Para atender ao objetivo proposto nesse estudo nos acostamos às contribuições teóricas de Fumegalli (2012), Sassaki (1998), Bueno (2001, 1998), entre outros, bem como os Referencias Legais. Nossa pesquisa mostra que mesmo com os avanços legais, e com os diversos estudos realizados acerca do atendimento às pessoas com deficiência, ainda se evidencia práticas excludentes no contexto escolar, principalmente, quando se trata de acessibilidade e formação dos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.