Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar uma experiência de estágio supervisionado em Psicopedagogia Institucional, de um curso de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, realizado na Escola de Ensino Fundamental Kátia Pimentel Assunção, em Maceió/AL. Foram realizadas intervenções psicopedagógicas junto a dois aprendentes, do 6º ano do Ensino Fundamental. A Psicopedagogia Institucional caracteriza-se por seu enfoque preventivo, concebendo a instituição – não se restringindo ás instituições educacionais, mas a todas àquelas em que as aprendizagens são processadas – como espaços físicos e psíquicos de aprendizagem, avaliando os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional irão reverberar no processo de aprendizagem. Foram realizadas: observação e análise institucional da escola; observação e análise do processo de ensino-aprendizagem dos aprendentes em sala de aula; aplicação de intervenções psicopedagógicas junto a aprendentes com dificuldades de leitura, escrita e operações matemáticas: Atividade projetiva do desenho livre, atividade trabalhando os gêneros textuais por meio de parlendas e jogo brincando com números, utilizando: caderno, lápis e borracha, lápis de cor, hidrocor, tintas guaches. As intervenções Psicopedagógicas aconteceram junto a dois aprendentes, um do sexo masculino e outro do sexo feminino, tendo sido selecionados previamente pela psicopedagoga da escola por estarem apresentando dificuldades de leitura, escrita e com operações matemáticas. Os responsáveis legais autorizaram por escrito as intervenções, que foram realizadas no laboratório de ciências da instituição. Os aprendentes se mostraram bastante colaborativos, participando de todas as etapas das intervenções psicopedagógicas. Além de realizar intervenções psicopedagógicas grauitas de qualidade junto aos aprendentes, também foi possivel prestar suporte psicopedagógico à professora, orientando-a realizar as devidas adaptações para auxiliar os aprendentes com dificuldades de leitura, escrita e operações matemáticas e à realização de encaminhamentos para outros profissionais, para que fossem melhor investigadas. Concluo que foi uma experiência de estágio supervisionado em Psicopedagogia Institucional que foi bem-sucedida e exitosa.

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