A deficiência visual é definida pela perda total (cegueira) ou parcial (baixa visão) da capacidade de enxergar. Nessa perspectiva, surge a necessidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço complementar ou suplementar ao processo de escolarização dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação, que tem como objetivo potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, podemos considerar o AEE um importante instrumento para o processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual. Visto que, esses estudantes necessitam de um olhar diferenciado por parte dos sistemas de ensino, para eliminação de barreiras que possam impedir a plena participação deles na sociedade, a fim de garantir acesso ao processo de alfabetização através do Sistema Braille, do ensino das técnicas de Orientação e Mobilidade (OM), do ensino do Soroban e das Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI). Este estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, e teve como base a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes autores: (BATISTA; ENUMO, 2000), Garcia (2001), (BIRCH, 1990), (BELARMINO, 2004), (LEMOS et al., 1999), (SIAULYS; ORMELEZI; BRIANT, 2010), dentre outros. A partir desse trabalho, percebe-se a necessidade de um atendimento educacional especializado que atenda as especificidades, a fim de favorecer o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência visual e promover a inclusão.