Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE (TIPO II) PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99748
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6724
    "inscrito_id" => 16537
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE (TIPO II) PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO"
    "resumo" => "A deficiência visual é definida pela perda total (cegueira) ou parcial (baixa visão) da capacidade de enxergar. Nessa perspectiva, surge a necessidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço complementar ou suplementar ao processo de escolarização dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação, que tem como objetivo potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, podemos considerar o AEE um importante instrumento para o processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual. Visto que, esses estudantes necessitam de um olhar diferenciado por parte dos sistemas de ensino, para eliminação de barreiras que possam impedir a plena participação deles na sociedade, a fim de garantir acesso ao processo de alfabetização através do Sistema Braille, do ensino das técnicas de Orientação e Mobilidade (OM), do ensino do Soroban e das Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI). Este estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, e teve como base a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes autores: (BATISTA; ENUMO, 2000), Garcia (2001), (BIRCH, 1990), (BELARMINO, 2004), (LEMOS et al., 1999), (SIAULYS; ORMELEZI; BRIANT, 2010), dentre outros. A partir desse trabalho, percebe-se a necessidade de um atendimento educacional especializado que atenda as especificidades, a fim de favorecer o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência visual e promover a inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16537_TB6724_01102023161936.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEOVANI LIMA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEOVANI LIMA"
    "autor_email" => "jeovani_oliveira@hotmail."
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99748
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6724
    "inscrito_id" => 16537
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE (TIPO II) PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO"
    "resumo" => "A deficiência visual é definida pela perda total (cegueira) ou parcial (baixa visão) da capacidade de enxergar. Nessa perspectiva, surge a necessidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço complementar ou suplementar ao processo de escolarização dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação, que tem como objetivo potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, podemos considerar o AEE um importante instrumento para o processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual. Visto que, esses estudantes necessitam de um olhar diferenciado por parte dos sistemas de ensino, para eliminação de barreiras que possam impedir a plena participação deles na sociedade, a fim de garantir acesso ao processo de alfabetização através do Sistema Braille, do ensino das técnicas de Orientação e Mobilidade (OM), do ensino do Soroban e das Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI). Este estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, e teve como base a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes autores: (BATISTA; ENUMO, 2000), Garcia (2001), (BIRCH, 1990), (BELARMINO, 2004), (LEMOS et al., 1999), (SIAULYS; ORMELEZI; BRIANT, 2010), dentre outros. A partir desse trabalho, percebe-se a necessidade de um atendimento educacional especializado que atenda as especificidades, a fim de favorecer o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência visual e promover a inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16537_TB6724_01102023161936.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEOVANI LIMA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEOVANI LIMA"
    "autor_email" => "jeovani_oliveira@hotmail."
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A deficiência visual é definida pela perda total (cegueira) ou parcial (baixa visão) da capacidade de enxergar. Nessa perspectiva, surge a necessidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço complementar ou suplementar ao processo de escolarização dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação, que tem como objetivo potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, podemos considerar o AEE um importante instrumento para o processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual. Visto que, esses estudantes necessitam de um olhar diferenciado por parte dos sistemas de ensino, para eliminação de barreiras que possam impedir a plena participação deles na sociedade, a fim de garantir acesso ao processo de alfabetização através do Sistema Braille, do ensino das técnicas de Orientação e Mobilidade (OM), do ensino do Soroban e das Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI). Este estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, e teve como base a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes autores: (BATISTA; ENUMO, 2000), Garcia (2001), (BIRCH, 1990), (BELARMINO, 2004), (LEMOS et al., 1999), (SIAULYS; ORMELEZI; BRIANT, 2010), dentre outros. A partir desse trabalho, percebe-se a necessidade de um atendimento educacional especializado que atenda as especificidades, a fim de favorecer o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência visual e promover a inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.