Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CADERNO DE PROGRESSÃO CURRICULAR: UMA ANÁLISE DA SEÇÃO “MATEMÁTICA – SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES 2” DO CADERNO DE PROGRESSÃO CURRICULAR DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CARUARU-PE.

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    "resumo" => "A presente pesquisa surge no contexto da análise de materiais pedagógicos para o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Durante o quinto período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, junto à disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática I, foi realizada uma atividade que resultou em um relatório, visando analisar materiais didáticos de Matemática. Os objetivos do trabalho foram avaliar as atividades propostas pelo Caderno de Progressão Curricular utilizado nas escolas públicas de Caruaru-PE, verificando se os objetivos do material estão em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o currículo municipal da cidade de Caruaru, tendo também como referencial teórico-metodológico a tendência de ensino de resolução de problemas. O Caderno de Progressão Curricular é um material instrucional composto por sequências didáticas e atividades planejadas, e tem como objetivo de auxiliar professores e alunos. No entanto, para utilizar esse artifício de ensino devem se considerar alguns parâmetros como a qualidade do material e se vão de encontro com o currículo nacional e municipal, assim como os conteúdos são abordados. Vale ressaltar que o trabalho avaliou apenas no tocante a seção de “Matemática – Sequências de atividades 2” do Caderno de Progressão Curricular do 1° semestre do 7° ano do Ensino Fundamental. O roteiro da análise foi baseado em critérios como qualidade física, alinhamento com a BNCC e currículo nacional, transição entre conteúdos e qualidade das questões propostas. Os resultados desta investigação indicam que embora a estrutura física do caderno seja considerada boa, sua impressão em preto e branco dificulta a leitura de gráficos e a compreensão das imagens. As questões do caderno abrangem quase todas as habilidades cobradas pela BNCC, mas muitas delas não possuem contextualização ou consideração dos aspectos regionais, culturais e sociais dos indivíduos."
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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa surge no contexto da análise de materiais pedagógicos para o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Durante o quinto período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, junto à disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática I, foi realizada uma atividade que resultou em um relatório, visando analisar materiais didáticos de Matemática. Os objetivos do trabalho foram avaliar as atividades propostas pelo Caderno de Progressão Curricular utilizado nas escolas públicas de Caruaru-PE, verificando se os objetivos do material estão em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o currículo municipal da cidade de Caruaru, tendo também como referencial teórico-metodológico a tendência de ensino de resolução de problemas. O Caderno de Progressão Curricular é um material instrucional composto por sequências didáticas e atividades planejadas, e tem como objetivo de auxiliar professores e alunos. No entanto, para utilizar esse artifício de ensino devem se considerar alguns parâmetros como a qualidade do material e se vão de encontro com o currículo nacional e municipal, assim como os conteúdos são abordados. Vale ressaltar que o trabalho avaliou apenas no tocante a seção de “Matemática – Sequências de atividades 2” do Caderno de Progressão Curricular do 1° semestre do 7° ano do Ensino Fundamental. O roteiro da análise foi baseado em critérios como qualidade física, alinhamento com a BNCC e currículo nacional, transição entre conteúdos e qualidade das questões propostas. Os resultados desta investigação indicam que embora a estrutura física do caderno seja considerada boa, sua impressão em preto e branco dificulta a leitura de gráficos e a compreensão das imagens. As questões do caderno abrangem quase todas as habilidades cobradas pela BNCC, mas muitas delas não possuem contextualização ou consideração dos aspectos regionais, culturais e sociais dos indivíduos.

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