Esta pesquisa teve por objetivo comparar os desempenhos dos alunos do 1° ano do Ensino Médio, obtidos ao resolverem questões que abordavam o conceito de fração, com os do 8° ano do Ensino Fundamental da escola estadual de Taquarana/Al, pesquisados por Nunes & Siva (2009). Para isso, o estudo se propôs responder a seguinte questão de pesquisa: “Os alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Taquarana/Al, evoluíram na aprendizagem do conceito de fração em relação aos alunos do 8° ano, desta mesma escola, pesquisados por Nunes & Silva (2009)? Procuramos sustentação teórica nas idéias de Vergnaud (1996), e Nunes et al (2003, apud Merlini 2005). E realizamos um estudo diagnóstico, quantitativo e qualitativo, com 15 alunos da referida escola; concluindo que estes parecem apresentar dificuldades em construir o conceito de fração, devido ao ensino deste, privilegiar alguns significados em detrimento de outros.