Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Problemas de Estrutura Algébrica Envolvendo Equações Polinomiais do 1º Grau com Uma Incógnita: um estudo exploratório nos livros didáticos de Matemática do 7º ano no Brasil

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Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Esse artigo traz um resumo da pesquisa que está sendo desenvolvida no mestrado em Educação Matemática e Tecnológica e que tem como objetivo analisar a abordagem dos problemas de estrutura algébrica envolvendo equações polinomiais do 1º grau com uma incógnita nos livros didáticos de Matemática do 7º ano no Brasil. A análise da nossa pesquisa está sendo realizada em dois momentos, no primeiro momento estamos classificando os problemas encontrados nos capítulos que têm como objeto de ensino as equações polinomiais do 1º grau com uma incógnita, tendo como categorias iniciais as classificações dos problemas de estrutura algébrica feitas por Marchand e Bednarz (1999), que classificam esses tipos de problemas em três classes: “problemas de taxa”, “problemas de transformação” e “problemas de partilha”, além dos “problemas aritméticos” e dos “falsos problemas”. No segundo momento, temos como foco os problemas de partilha, que serão classificados de acordo com o número, a natureza e o encadeamento das relações. Nossa análise está sendo realizada nos dez livros didáticos de Matemática do 7º ano aprovados no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2011. Para esse artigo trazemos os resultados obtidos em dois livros didáticos. Como resultado, destacamos que os dois livros analisados dão preferência aos problemas de partilha com encadeamento tipo fonte e com apenas uma relação, que são os considerados mais fáceis de serem resolvidos pelos estudantes.

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