Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio

Publicado em 07 de novembro de 2011

Resumo

Os processos de medição são inerentes às diferentes culturas, nos diferentes momentos de vida e cumprem um papel importante no meio social, nas tecnologias e na ciência. Diante disso, as Grandezas e Medidas têm se constituído num tema relevante de estudo, pois em tarefas cotidianas e no exercício das diversas profissões encontramos atividades que envolvem grandezas como construção civil, plantações, culinária, etc. Na matemática escolar, sua importância se dar também pela articulação com outros campos como o da geometria e o de números e operações, assim como pelas conexões com outras disciplinas. Essa pesquisa investiga a abordagem da grandeza volume nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio. Analisaremos as 7 coleções aprovadas no PNLD 2012 (Brasil, 2011), buscando identificar como essas coleções abordam volume. O marco teórico da pesquisa é a Teoria dos Campos Conceituas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.