Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM COMUNICATIVA EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95205
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 744
    "inscrito_id" => 3309
    "titulo" => "A ABORDAGEM COMUNICATIVA EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA."
    "resumo" => "Este artigo tem como escopo investigar no ensino de línguas estrangeiras, as estratégias de aprendizagem, pois são recursos indispensáveis no processo de ensino de qualquer conteúdo, já que constituem diversas técnicas, habilidades e procedimentos. Entre as diferentes estratégias, existem os estilos de aprendizagem: comunicativo, cognitivo, metacognitivo e socioemocional, em que cada um desses fatores desempenha um papel importante na capacidade do aluno aprender de forma mais eficaz. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da abordagem comunicativa no processo de aprendizagem da língua espanhola, como essa estratégia contribui para interação dos alunos e de que forma motiva o aprendizado. Para tal, serão enfatizadas algumas habilidades, como: a motivação, o social (interpessoal e interacional), além da competência comunicativa. A partir de uma perspectiva teórica composta por Vygotsky (1991), Oxford (1990), (VENTURI, 2007), (FARIA, 2015), Ellis (1994), (RUBIN, 1975), Wenden (1987), entre outros, será possível compreender a complexidade dessa abordagem. Dessa forma, os resultados que esta estratégia traz no processo de ensino- aprendizagem é de grande relevância, já que é um recurso motivador e que promove a interação, sendo um ícone importante no exercício de aprendizagem de uma língua estrangeira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581947214a80_19122023100242.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:02:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE REGINA BRASIL DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gabrielle.souza@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95205
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 744
    "inscrito_id" => 3309
    "titulo" => "A ABORDAGEM COMUNICATIVA EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA."
    "resumo" => "Este artigo tem como escopo investigar no ensino de línguas estrangeiras, as estratégias de aprendizagem, pois são recursos indispensáveis no processo de ensino de qualquer conteúdo, já que constituem diversas técnicas, habilidades e procedimentos. Entre as diferentes estratégias, existem os estilos de aprendizagem: comunicativo, cognitivo, metacognitivo e socioemocional, em que cada um desses fatores desempenha um papel importante na capacidade do aluno aprender de forma mais eficaz. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da abordagem comunicativa no processo de aprendizagem da língua espanhola, como essa estratégia contribui para interação dos alunos e de que forma motiva o aprendizado. Para tal, serão enfatizadas algumas habilidades, como: a motivação, o social (interpessoal e interacional), além da competência comunicativa. A partir de uma perspectiva teórica composta por Vygotsky (1991), Oxford (1990), (VENTURI, 2007), (FARIA, 2015), Ellis (1994), (RUBIN, 1975), Wenden (1987), entre outros, será possível compreender a complexidade dessa abordagem. Dessa forma, os resultados que esta estratégia traz no processo de ensino- aprendizagem é de grande relevância, já que é um recurso motivador e que promove a interação, sendo um ícone importante no exercício de aprendizagem de uma língua estrangeira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581947214a80_19122023100242.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:02:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE REGINA BRASIL DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gabrielle.souza@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como escopo investigar no ensino de línguas estrangeiras, as estratégias de aprendizagem, pois são recursos indispensáveis no processo de ensino de qualquer conteúdo, já que constituem diversas técnicas, habilidades e procedimentos. Entre as diferentes estratégias, existem os estilos de aprendizagem: comunicativo, cognitivo, metacognitivo e socioemocional, em que cada um desses fatores desempenha um papel importante na capacidade do aluno aprender de forma mais eficaz. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da abordagem comunicativa no processo de aprendizagem da língua espanhola, como essa estratégia contribui para interação dos alunos e de que forma motiva o aprendizado. Para tal, serão enfatizadas algumas habilidades, como: a motivação, o social (interpessoal e interacional), além da competência comunicativa. A partir de uma perspectiva teórica composta por Vygotsky (1991), Oxford (1990), (VENTURI, 2007), (FARIA, 2015), Ellis (1994), (RUBIN, 1975), Wenden (1987), entre outros, será possível compreender a complexidade dessa abordagem. Dessa forma, os resultados que esta estratégia traz no processo de ensino- aprendizagem é de grande relevância, já que é um recurso motivador e que promove a interação, sendo um ícone importante no exercício de aprendizagem de uma língua estrangeira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.