A Microbiologia é uma disciplina esplanada em alguns conteúdos ministrados no Ensino Fundamental II que tem como objetivo apresentar as diversas formas, nomenclaturas e importância dos microrganismos para o ambiente e para os seres humanos. Entretanto, ao lecionar os conteúdo relacionados à microbiologia é corriqueiro que o professor se depare com a dificuldade de assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, devido a necessidade de abstração do conteúdo, dificuldade dos estudantes em associar as imagens macroscópica apresentadas no livro didático, e falta de laboratório na rede Municipal de ensino. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar se houve melhor entendimento dos conteúdos relacionados à microbiologia após explanação e aula prática em duas turmas de sétimo ano. Para tanto, foi aplicado um questionário para verificar os saberes prévios dos estudantes, depois os conteúdos referentes à microbiologia foram abordados em sala de aula pela professora de Ciências e foi aplicado novamente os questionários contendo as mesmas perguntas, e posteriormente as duas turmas foram à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o laboratório didático, em parceria com a professora de microbiologia da UFAL, levando alguns alimentos como tomates e pães em estado de decomposição, para verificar a presença dos microrganismos nos alimentos, e novamente foi aplicado o questionário. Ao analisar os formulários foi possível verificar o progresso relacionado à consolidação do conhecimento sobre o conteúdo por parte dos estudantes ao decorrer das etapas. Vale ressaltar que houve estudantes que tinham um conhecimento prévio do conteúdo de forma superficial e outros que desconheciam totalmente o conteúdo. A etapa final de visualização no microscópio foi fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois proporcionou aos estudante sair um da sala de aula e conhecer os microrganismos dos próprios alimentos despertando neles a vontade de um dia fazer parte do corpo discente de uma Universidade Federal de Alagoas.