Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA - DO LIVRO AO MICROSCÓPIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100377
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7567
    "inscrito_id" => 21595
    "titulo" => "ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA - DO LIVRO AO MICROSCÓPIO"
    "resumo" => "A Microbiologia é uma disciplina esplanada em alguns conteúdos ministrados no Ensino Fundamental II que tem como objetivo apresentar as diversas formas, nomenclaturas e importância dos microrganismos para o ambiente e para os seres humanos. Entretanto, ao lecionar os conteúdo relacionados à microbiologia é corriqueiro que o professor se depare com a dificuldade de assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, devido a necessidade de abstração do conteúdo, dificuldade dos estudantes em associar as imagens macroscópica apresentadas no livro didático, e falta de laboratório na rede Municipal de ensino. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar se houve melhor entendimento dos conteúdos relacionados à microbiologia após explanação e aula prática em duas turmas de sétimo ano. Para tanto, foi aplicado um questionário para verificar os saberes prévios dos estudantes, depois os conteúdos referentes à microbiologia foram abordados em sala de aula pela professora de Ciências e foi aplicado novamente os questionários contendo as mesmas perguntas, e posteriormente as duas turmas foram à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o laboratório didático, em parceria com a professora de microbiologia da UFAL, levando alguns alimentos como tomates e pães em estado de decomposição, para verificar a presença dos microrganismos nos alimentos, e novamente foi aplicado o questionário. Ao analisar os formulários foi possível verificar o progresso relacionado à consolidação do conhecimento sobre o conteúdo por parte dos estudantes ao decorrer das etapas. Vale ressaltar que houve estudantes que tinham um conhecimento prévio do conteúdo de forma superficial e outros que desconheciam totalmente o conteúdo. A etapa final de visualização no microscópio foi fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois proporcionou aos estudante sair um da sala de aula e conhecer os microrganismos dos próprios alimentos despertando neles a vontade de um dia fazer parte do corpo discente de uma Universidade Federal de Alagoas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21595_TB7567_20112023231314.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDECI FRANCA ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALDECI"
    "autor_email" => "aldecifranca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100377
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7567
    "inscrito_id" => 21595
    "titulo" => "ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA - DO LIVRO AO MICROSCÓPIO"
    "resumo" => "A Microbiologia é uma disciplina esplanada em alguns conteúdos ministrados no Ensino Fundamental II que tem como objetivo apresentar as diversas formas, nomenclaturas e importância dos microrganismos para o ambiente e para os seres humanos. Entretanto, ao lecionar os conteúdo relacionados à microbiologia é corriqueiro que o professor se depare com a dificuldade de assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, devido a necessidade de abstração do conteúdo, dificuldade dos estudantes em associar as imagens macroscópica apresentadas no livro didático, e falta de laboratório na rede Municipal de ensino. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar se houve melhor entendimento dos conteúdos relacionados à microbiologia após explanação e aula prática em duas turmas de sétimo ano. Para tanto, foi aplicado um questionário para verificar os saberes prévios dos estudantes, depois os conteúdos referentes à microbiologia foram abordados em sala de aula pela professora de Ciências e foi aplicado novamente os questionários contendo as mesmas perguntas, e posteriormente as duas turmas foram à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o laboratório didático, em parceria com a professora de microbiologia da UFAL, levando alguns alimentos como tomates e pães em estado de decomposição, para verificar a presença dos microrganismos nos alimentos, e novamente foi aplicado o questionário. Ao analisar os formulários foi possível verificar o progresso relacionado à consolidação do conhecimento sobre o conteúdo por parte dos estudantes ao decorrer das etapas. Vale ressaltar que houve estudantes que tinham um conhecimento prévio do conteúdo de forma superficial e outros que desconheciam totalmente o conteúdo. A etapa final de visualização no microscópio foi fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois proporcionou aos estudante sair um da sala de aula e conhecer os microrganismos dos próprios alimentos despertando neles a vontade de um dia fazer parte do corpo discente de uma Universidade Federal de Alagoas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21595_TB7567_20112023231314.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDECI FRANCA ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALDECI"
    "autor_email" => "aldecifranca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Microbiologia é uma disciplina esplanada em alguns conteúdos ministrados no Ensino Fundamental II que tem como objetivo apresentar as diversas formas, nomenclaturas e importância dos microrganismos para o ambiente e para os seres humanos. Entretanto, ao lecionar os conteúdo relacionados à microbiologia é corriqueiro que o professor se depare com a dificuldade de assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, devido a necessidade de abstração do conteúdo, dificuldade dos estudantes em associar as imagens macroscópica apresentadas no livro didático, e falta de laboratório na rede Municipal de ensino. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar se houve melhor entendimento dos conteúdos relacionados à microbiologia após explanação e aula prática em duas turmas de sétimo ano. Para tanto, foi aplicado um questionário para verificar os saberes prévios dos estudantes, depois os conteúdos referentes à microbiologia foram abordados em sala de aula pela professora de Ciências e foi aplicado novamente os questionários contendo as mesmas perguntas, e posteriormente as duas turmas foram à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o laboratório didático, em parceria com a professora de microbiologia da UFAL, levando alguns alimentos como tomates e pães em estado de decomposição, para verificar a presença dos microrganismos nos alimentos, e novamente foi aplicado o questionário. Ao analisar os formulários foi possível verificar o progresso relacionado à consolidação do conhecimento sobre o conteúdo por parte dos estudantes ao decorrer das etapas. Vale ressaltar que houve estudantes que tinham um conhecimento prévio do conteúdo de forma superficial e outros que desconheciam totalmente o conteúdo. A etapa final de visualização no microscópio foi fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois proporcionou aos estudante sair um da sala de aula e conhecer os microrganismos dos próprios alimentos despertando neles a vontade de um dia fazer parte do corpo discente de uma Universidade Federal de Alagoas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.