A pedagogia hospitalar, apesar de ser uma área da pedagogia que ainda não recebe grandes investimentos, é de extrema importância para crianças e adolescentes que vivem esta realidade de internações que por muitas vezes demoram meses no ambiente hospitalar, o pedagogo que atua em hospitais, tem como função dar continuidade ao conteúdo que o paciente/aluno recebia na escola antes de ser internado, fazendo com que este, não perca o ritmo de estudos e siga seu desenvolvimento cognitivo sem muitas perdas. Durante a pandemia do COVID-19 estes profissionais precisaram fazer grandes adequações no seu modo de atuação para seguir prestando este serviço, sem comprometer a saúde das crianças e a sua própria saúde, essas adequações permitiram que além do estudo em si, crianças e adolescentes pudessem sentir, no meio de todos este caos da pandemia, que ainda havia normalidade em algumas coisas, que a educação é importante e faz falta, e seguiram estimulando psicomotricidade, ludicidade, imaginação e esperança. O objetivo deste artigo é entender a atuação do pedagogo hospitalar e as adaptações realizadas para atuar durante a pandemia do COVID-19. Dissertarei sobre a importância deste profissional em sua área de trabalho e os desafios gerados durante os últimos anos com as mudanças trazidas pela pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, nela foram coletadas informações sobre pedagogia hospitalar, legislação e pedagogia hospitalar durante a pandemia do COVID-19. Os resultados desta pesquisa, mostram que o trabalho do pedagogo hospitalar, é indispensável e apesar de esta área ainda não possuir a visibilidade que necessita, estes profissionais conseguem se adaptar com os recurso que possuem e exercem um trabalho excepcional.