Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DA ÁREA HOSPITALAR E OS DESAFIOS GERADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97538
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3842
    "inscrito_id" => 15043
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DA ÁREA HOSPITALAR E OS DESAFIOS GERADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19."
    "resumo" => "A pedagogia hospitalar, apesar de ser uma área da pedagogia que ainda não recebe grandes investimentos, é de extrema importância para crianças e adolescentes que vivem esta realidade de internações que por muitas vezes demoram meses no ambiente hospitalar, o pedagogo que atua em hospitais, tem como função dar continuidade ao conteúdo que o paciente/aluno recebia na escola antes de ser internado, fazendo com que este, não perca o ritmo de estudos e siga seu desenvolvimento cognitivo sem muitas perdas. Durante a pandemia do COVID-19 estes profissionais precisaram fazer grandes adequações no seu modo de atuação para seguir prestando este serviço, sem comprometer a saúde das crianças e a sua própria saúde, essas adequações permitiram que além do estudo em si, crianças e adolescentes pudessem sentir, no meio de todos este caos da pandemia, que ainda havia normalidade em algumas coisas, que a educação é importante e faz falta, e seguiram estimulando psicomotricidade, ludicidade, imaginação e esperança. O objetivo deste artigo é entender a atuação do pedagogo hospitalar e as adaptações realizadas para atuar durante a pandemia do COVID-19. Dissertarei sobre a importância deste profissional em sua área de trabalho e os desafios gerados durante os últimos anos com as mudanças trazidas pela pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, nela foram coletadas informações sobre pedagogia hospitalar, legislação e pedagogia hospitalar durante a pandemia do COVID-19. Os resultados desta pesquisa, mostram que o trabalho do pedagogo hospitalar, é indispensável e apesar de esta área ainda não possuir a visibilidade que necessita, estes profissionais conseguem se adaptar com os recurso que possuem e exercem um trabalho excepcional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15043_TB3842_04102023200753.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA DE MORAES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA FALCONNI"
    "autor_email" => "marcia.araujo@iced.ufpa.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97538
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3842
    "inscrito_id" => 15043
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DA ÁREA HOSPITALAR E OS DESAFIOS GERADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19."
    "resumo" => "A pedagogia hospitalar, apesar de ser uma área da pedagogia que ainda não recebe grandes investimentos, é de extrema importância para crianças e adolescentes que vivem esta realidade de internações que por muitas vezes demoram meses no ambiente hospitalar, o pedagogo que atua em hospitais, tem como função dar continuidade ao conteúdo que o paciente/aluno recebia na escola antes de ser internado, fazendo com que este, não perca o ritmo de estudos e siga seu desenvolvimento cognitivo sem muitas perdas. Durante a pandemia do COVID-19 estes profissionais precisaram fazer grandes adequações no seu modo de atuação para seguir prestando este serviço, sem comprometer a saúde das crianças e a sua própria saúde, essas adequações permitiram que além do estudo em si, crianças e adolescentes pudessem sentir, no meio de todos este caos da pandemia, que ainda havia normalidade em algumas coisas, que a educação é importante e faz falta, e seguiram estimulando psicomotricidade, ludicidade, imaginação e esperança. O objetivo deste artigo é entender a atuação do pedagogo hospitalar e as adaptações realizadas para atuar durante a pandemia do COVID-19. Dissertarei sobre a importância deste profissional em sua área de trabalho e os desafios gerados durante os últimos anos com as mudanças trazidas pela pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, nela foram coletadas informações sobre pedagogia hospitalar, legislação e pedagogia hospitalar durante a pandemia do COVID-19. Os resultados desta pesquisa, mostram que o trabalho do pedagogo hospitalar, é indispensável e apesar de esta área ainda não possuir a visibilidade que necessita, estes profissionais conseguem se adaptar com os recurso que possuem e exercem um trabalho excepcional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15043_TB3842_04102023200753.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA DE MORAES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA FALCONNI"
    "autor_email" => "marcia.araujo@iced.ufpa.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pedagogia hospitalar, apesar de ser uma área da pedagogia que ainda não recebe grandes investimentos, é de extrema importância para crianças e adolescentes que vivem esta realidade de internações que por muitas vezes demoram meses no ambiente hospitalar, o pedagogo que atua em hospitais, tem como função dar continuidade ao conteúdo que o paciente/aluno recebia na escola antes de ser internado, fazendo com que este, não perca o ritmo de estudos e siga seu desenvolvimento cognitivo sem muitas perdas. Durante a pandemia do COVID-19 estes profissionais precisaram fazer grandes adequações no seu modo de atuação para seguir prestando este serviço, sem comprometer a saúde das crianças e a sua própria saúde, essas adequações permitiram que além do estudo em si, crianças e adolescentes pudessem sentir, no meio de todos este caos da pandemia, que ainda havia normalidade em algumas coisas, que a educação é importante e faz falta, e seguiram estimulando psicomotricidade, ludicidade, imaginação e esperança. O objetivo deste artigo é entender a atuação do pedagogo hospitalar e as adaptações realizadas para atuar durante a pandemia do COVID-19. Dissertarei sobre a importância deste profissional em sua área de trabalho e os desafios gerados durante os últimos anos com as mudanças trazidas pela pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, nela foram coletadas informações sobre pedagogia hospitalar, legislação e pedagogia hospitalar durante a pandemia do COVID-19. Os resultados desta pesquisa, mostram que o trabalho do pedagogo hospitalar, é indispensável e apesar de esta área ainda não possuir a visibilidade que necessita, estes profissionais conseguem se adaptar com os recurso que possuem e exercem um trabalho excepcional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.