O estudo analisa a concepção de Educação Profissional que fundamenta a atuação da Escola Ensino Técnico do Estado do Pará - EETEPA, em Salvaterra, esta criada com base no Decreto n° 5.166/2002 e pela Organização Social Escola de Trabalho e Produção do Pará (OS-ETPP). Tendo por base a Lei e Diretrizes e Bases da Educação LDB n° 9.394/96, a escola oferta cursos técnicos de nível médio integrado, na forma concomitante e na modalidade subsequente, além de cursos profissionalizantes recorrentes. No movimento de levantamento de dados, foi desenvolvida a análise de documentos que propiciassem a apreensão dos referenciais norteadores dos princípios da formação desenvolvida nessa instituição de ensino. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e membros da equipe gestora, objetivando captar a concepção de formação profissional norteadora das práticas de formação no seu cotidiano escolar na Amazônia Marajoara. No processo investigativo, foi identificado que o projeto de formação da escola pauta-se por pressupostos desafiadores da formação dos educandos aos interesses do mercado de trabalho na região marajoara, para tal foi incorporada, como modelo de formação, a pedagogia das competências e habilidades essenciais, como forma de potencializar a possibilidade de empregabilidade dos alunos ingressos nos cursos técnicos. O estudo mostrou ainda um alto índice de participação dos professores na construção dos currículos e perfis profissionais dos cursos técnicos; uso de abordagens formativas de acordo com os objetivos da escola, além das dificuldades na realização da articulação entre a formação geral e a formação especificamente profissional, especialmente, na forma concomitante. As análises dos dados permitiram compreender o perfil profissional de estudantes na Amazônia Marajoara. Concluiu-se que, a oferta da Educação Profissional na região paraense, tem ampliado a formação dos educandos à lógica do empreendedorismo e da empregabilidade na Amazônia paraense.