O presente trabalho parte da análise de uma cartilha elaborada e enfatizada no âmbito do curso de pedagogia, na disciplina de Tópicos Eletivos de Aprofundamento, para uma reflexão acerca do lugar da Educação Ambiental na formação de pedagogos e na Educação Básica. O material analisado traz o histórico da educação ambiental, legislação e conceitos. O trabalho tem como objetivo analisar os aspectos que compõe a Educação Ambiental e como ela se dá nas escolas, onde procura identificar as semelhanças e diferenças no ensino presente nos livros de didáticos, projetos de ensino, leis, BNCC e PCN’s. A metodologia do artigo seguiu o caráter qualitativo com uma perspectiva descritiva. A coleta de dados foi feita a partir de referências bibliográficas. A partir das análises dos dados, foi identificado que mesmo a Educação Ambiental tenha o status de disciplina, ela é trabalhada nas escolas como um tópico focado em meio ambiente, o que acaba por não explorar todos os aspectos que a compõem. Conclui-se que o uso da mesma, no ambiente escolar, ainda carece de uma metodologia mais eficaz para se trabalhar os aspectos com os alunos. Contudo, muitos livros didáticos e até mesmo docentes optando por focarem em assuntos padrões, como natureza, ciclo da água acabando se restringindo a temas que iniciam e terminam em sala de aula.