O presente artigo tem como foco a história local inserida no currículo escolar do Ensino Médio Integrado. Mais especificamente, temos por objetivo levar os leitores a perceberem a importância e a necessidade de incorporar a história local no conteúdo curricular programático visando a construção de uma visão ampla sobre o conteúdo, almejando que os mesmos se tornem multiplicadores do conhecimento aprendido. A história local, a partir de um olhar para dentro da instituição escolar em que está inserido, proporciona ao aluno um resgate das raízes de seus antepassados, as memórias e a compreensão de suas identidades. Dessa forma eles se envolvem com a formação de sua comunidade e município, dando importância tanto à história geral quanto local. Este artigo norteia-se através de uma investigação bibliográfica tendo como base os seguintes teóricos: Bittencourt (1998/2009), Fonseca (2009), M. Ciavatta (2002), Joel Candau (2018), Ecléa Bosi (1994), Jacques Le Goff (2006). O estudo da História local é de extrema importância para que o aluno possa identificar e resolver os problemas de seu povo e dos espaços escolares, conhecendo e identificando sua própria História, construindo o saber histórico. Tendo esse ponto de partida, o aluno deve ser capaz de desenvolver, por meio da vivência, a vontade de ser participante ativo do repasse da história local, como multiplicador dos saberes aprendidos e fortalecendo as identidades coletivas e individuais.