Este projeto foi elaborado com a finalidade de analisar a evasão dos alunos no ensino de química, identificando os fatores determinantes que levam os estudantes a abandonarem o curso e propondo estratégias para melhorar o processo educativo. A química é uma disciplina fundamental para a formação científica e tecnológica dos estudantes, mas a evasão nessa área tem sido um desafio persistente em muitas instituições de ensino. Neste projeto, será realizada uma revisão bibliográfica abrangente para identificar os principais fatores que contribuem para a evasão dos alunos no ensino de Química, tais como a falta de motivação, a dificuldade dos conteúdos, a inadequação dos métodos de ensino, a falta de contextualização e outros aspectos relevantes. Será realizado também um levantamento de dados no IFMA- campos Codó, utilizando método quantitativo. Com base nas análises dos dados coletados e da revisão bibliográfica, serão propostas estratégias para melhorar o processo educativo no ensino de química, visando reduzir a evasão e promover a retenção dos estudantes no curso. Espera-se que os resultados deste projeto contribuam para a compreensão mais aprofundada dos fatores determinantes da evasão dos alunos no ensino de química e auxiliem na elaboração de estratégias eficazes para melhorar o processo educativo nessa área, promovendo a formação de estudantes mais engajados e preparados para enfrentar os desafios da química e da educação em geral.