Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEI Nº 10639, A SOLIDÃO DOS PROFESSORES NEGROS E O FRACASSO NAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIONAIS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95384
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 969
    "inscrito_id" => 11681
    "titulo" => "LEI Nº 10639, A SOLIDÃO DOS PROFESSORES NEGROS E O FRACASSO NAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIONAIS."
    "resumo" => "Este estudo tem base em pesquisas bibliográficas e estudos junto ao grupo Toque de Melanina região sul, sobre a Lei de n° 10639 no decorrer destes 20 anos de vigência. Após duas décadas o que se percebe é um sentimento de solidão e indiferença frente à realização de efetivo trabalho para o cumprimento dos principais objetivos dessa normativa. Nesse sentido, a promoção de ações antirracistas, possui um caráter eventual, pontuando nas escolas apenas o dia do “índio” e os dias 13 de maio e 20 de novembro, trabalhados a partir de recorte histórico, dependo muitas vezes da sensibilidade de poucos professores. Muitos docentes não têm nem se quer a consciência conceitual sobre as questões envolvendo a Educação para as Relações Étnicos Raciais. A escola tem sido um cenário bastante arbitrário, quando se trata das questões envolvendo História e Cultuara dos povos indígenas, e afrodescendentes. Esforços até existem, porém são individualizados e ficam por conta muitas vezes da iniciativa dos professores negros, que são vistos como entendedores do racismo por natureza. Existe uma dificuldade para se tratar esse tema nas escolas, a principal justificativa é o tão referido, porém pouco conhecido “lugar de fala”, não havendo um maior compromisso por parte dos demais professores e gestores. O racismo nesta perspectiva é problema dos outros. Quando se trata dos povos indígenas, a situação é ainda mais alarmante, esses povos são completamente invisibilizados e suas vozes não têm alcance, os povos originários vivem em completa situação de abandono em todos os sentidos, e são vistos como, preguiçosos. Pouco se sabe sobre suas ricas tradições, nem tão pouco há materiais didáticos ou literaturas que representem estes povos de forma positiva. Identifica-se uma urgência de se promover um trabalho que envolva a comunidade educacional como um todo. E isso perpassa pela formação continuada de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11681_TB969_10112023200340.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIETE CRISTIANE COSTA OTTO"
    "autor_nome_curto" => "ELIETE"
    "autor_email" => "eli-cris.otto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95384
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 969
    "inscrito_id" => 11681
    "titulo" => "LEI Nº 10639, A SOLIDÃO DOS PROFESSORES NEGROS E O FRACASSO NAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIONAIS."
    "resumo" => "Este estudo tem base em pesquisas bibliográficas e estudos junto ao grupo Toque de Melanina região sul, sobre a Lei de n° 10639 no decorrer destes 20 anos de vigência. Após duas décadas o que se percebe é um sentimento de solidão e indiferença frente à realização de efetivo trabalho para o cumprimento dos principais objetivos dessa normativa. Nesse sentido, a promoção de ações antirracistas, possui um caráter eventual, pontuando nas escolas apenas o dia do “índio” e os dias 13 de maio e 20 de novembro, trabalhados a partir de recorte histórico, dependo muitas vezes da sensibilidade de poucos professores. Muitos docentes não têm nem se quer a consciência conceitual sobre as questões envolvendo a Educação para as Relações Étnicos Raciais. A escola tem sido um cenário bastante arbitrário, quando se trata das questões envolvendo História e Cultuara dos povos indígenas, e afrodescendentes. Esforços até existem, porém são individualizados e ficam por conta muitas vezes da iniciativa dos professores negros, que são vistos como entendedores do racismo por natureza. Existe uma dificuldade para se tratar esse tema nas escolas, a principal justificativa é o tão referido, porém pouco conhecido “lugar de fala”, não havendo um maior compromisso por parte dos demais professores e gestores. O racismo nesta perspectiva é problema dos outros. Quando se trata dos povos indígenas, a situação é ainda mais alarmante, esses povos são completamente invisibilizados e suas vozes não têm alcance, os povos originários vivem em completa situação de abandono em todos os sentidos, e são vistos como, preguiçosos. Pouco se sabe sobre suas ricas tradições, nem tão pouco há materiais didáticos ou literaturas que representem estes povos de forma positiva. Identifica-se uma urgência de se promover um trabalho que envolva a comunidade educacional como um todo. E isso perpassa pela formação continuada de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11681_TB969_10112023200340.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIETE CRISTIANE COSTA OTTO"
    "autor_nome_curto" => "ELIETE"
    "autor_email" => "eli-cris.otto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo tem base em pesquisas bibliográficas e estudos junto ao grupo Toque de Melanina região sul, sobre a Lei de n° 10639 no decorrer destes 20 anos de vigência. Após duas décadas o que se percebe é um sentimento de solidão e indiferença frente à realização de efetivo trabalho para o cumprimento dos principais objetivos dessa normativa. Nesse sentido, a promoção de ações antirracistas, possui um caráter eventual, pontuando nas escolas apenas o dia do “índio” e os dias 13 de maio e 20 de novembro, trabalhados a partir de recorte histórico, dependo muitas vezes da sensibilidade de poucos professores. Muitos docentes não têm nem se quer a consciência conceitual sobre as questões envolvendo a Educação para as Relações Étnicos Raciais. A escola tem sido um cenário bastante arbitrário, quando se trata das questões envolvendo História e Cultuara dos povos indígenas, e afrodescendentes. Esforços até existem, porém são individualizados e ficam por conta muitas vezes da iniciativa dos professores negros, que são vistos como entendedores do racismo por natureza. Existe uma dificuldade para se tratar esse tema nas escolas, a principal justificativa é o tão referido, porém pouco conhecido “lugar de fala”, não havendo um maior compromisso por parte dos demais professores e gestores. O racismo nesta perspectiva é problema dos outros. Quando se trata dos povos indígenas, a situação é ainda mais alarmante, esses povos são completamente invisibilizados e suas vozes não têm alcance, os povos originários vivem em completa situação de abandono em todos os sentidos, e são vistos como, preguiçosos. Pouco se sabe sobre suas ricas tradições, nem tão pouco há materiais didáticos ou literaturas que representem estes povos de forma positiva. Identifica-se uma urgência de se promover um trabalho que envolva a comunidade educacional como um todo. E isso perpassa pela formação continuada de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.