Atualmente, há uma movimentação a respeito da utilização de jogos como recurso didático para o ensino de Matemática. Compreender a importância da utilização de jogos educativos no processo de desenvolvimento e aprendizagem de habilidades e conceitos na disciplina de matemática, é estar conectado ao contexto do aluno, reconhecendo assim que através dos jogos é possível proporcionar um momento de aprendizagem significativa em sala de aula. Nesse contexto, a gamificação é um dos recursos didáticos adotados, sendo assim esta pesquisa busca compreender como se dá a contribuição do uso da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica realizada a partir da base de dados do Google Acadêmico, utilizando os descritores “Gamificação”, “Educação Matemática” e “Ensino”. As buscas seguiram os critérios de inclusão: estudos que abordassem o uso da gamificação como metodologia para o ensino a matemática, disponíveis na íntegra, no idioma em português. Como resultado, temos que a utilização dos jogos como recurso didático para a compreensão dos conteúdos durante o processo de ensino de Matemática é enriquecedor pois tem despertado o interesse dos alunos pela disciplina desenvolvendo assim uma forma de aprendizagem autônoma e participativa, contribuindo assim para uma aula que fuja dos padrões do ensino tradicional.