O presente trabalho discutirá a importância do ensino da dança no contexto de organização não governamental (ONG) como ferramenta para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das beneficiárias de ballet clássico entre quatro e oito anos, que participam ativamente das atividades promovidas pelo Movimento Pró-Criança (MPC), unidade Piedade- Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Ressaltamos a importância de práticas pedagógicas que levem em consideração o desenvolvimento integral das crianças, uma vez que o ensino da dança por muito tempo foi realizado de maneira tecnicista, mas tal método não contempla as instâncias sociais e emocionais dos educandos. Diante da crescente necessidade de promover o desenvolvimento socioemocional da criança em espaços educativos, propomos o ensino da dança no contexto de ong como ferramenta para proporcionar o desenvolvimento de relações afetivas e, através da interação, a criação de cenários em sala de aula que proporcionem o desenvolvimento do autocuidado, da empatia, da autoconfiança e a percepção das emoções para melhor gerenciá-las. A aplicabilidade lúdica dos conteúdos advindos da dança educativa, em diálogo com os cinco domínios principais da competência socioemocional da Colaborative for Academic, Social e and Emotional Leaning - CASEL (2012;2015) será apresentada neste artigo como possível caminho para a promoção de transformações afetivas e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A metodologia aqui proposta é de aspecto qualitativo, pois apresenta resultados de análises e percepções da observação das vivências de sala de aula de dança. Esta pesquisa tem potencial para contribuir com estudos sobre a dança que, em seu caráter educativo, se torna uma ferramenta importante no engajamento de novos saberes artísticos e pedagógicos pois, através do movimento corporal, a criança vivencia experiências que geram o aprendizado, e o corpo é um instrumento para a interação.