Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PIBID E A PRÁTICA EXPERIMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O LANÇAMENTO VERTICAL

Palavra-chaves: PRÁTICA EXPERIMENTAL, LANÇAMENTO VERTICAL, ENSINO DE FÍSICA Relato de Experiência (RE) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9746
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 93
    "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA EXPERIMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O LANÇAMENTO VERTICAL"
    "resumo" => "A prática docente no Brasil, principalmente no ensino de Física, é um grande desafio na atualidade, e programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), vêm contribuindo para incentivar e promover uma melhor formação para estes futuros professores. Com base nesses pressupostos, nas dificuldades enfrentadas e no desinteresse apresentado pelos alunos das escolas públicas, principalmente nas áreas das ciências exatas, o presente relato faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelos bolsistas do PIBID de Física da UEPB Campus VII, em que trouxeram uma alternativa de forma a contribuir para a valorização e um melhor entendimento da disciplina de Física, com o intuito de reelaborar o processo de ensino e aprendizagem na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Auzanir Lacerda. Tratou-se, de uma atividade de experimentação sobre o lançamento vertical, de forma problematizadora, com o intuito de despertar no aluno a busca pelo conhecimento científico através da experimentação. A atividade experimental foi realizada em três turmas do primeiro ano do ensino médio, onde foi confeccionado um foguete com materiais reutilizáveis, de modo a agregar ao tema do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola participante, sobre: “sustentabilidade, esgotabilidade e cidadania para o século XXI”, a relação do conteúdo físico, com o cotidiano dos discentes. Após a realização do experimento, foi aplicado um questionário avaliativo, e os resultados obtidos dessa alternativa didática, mostraram que a Física pode ser estudada, bem como os fenômenos físicos podem ser compreendidos de forma dinâmica, uma vez que, através do relato dos próprios alunos, os mesmos perceberam que a Física está presente em seu cotidiano, e não é apenas nos cálculos expostos pelos professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA EXPERIMENTAL, LANÇAMENTO VERTICAL, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_13_10_2014_10_43_21_idinscrito_93_b1f9d25fd6b744e0781c9e97b3c9f813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinerock3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9746
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 93
    "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA EXPERIMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O LANÇAMENTO VERTICAL"
    "resumo" => "A prática docente no Brasil, principalmente no ensino de Física, é um grande desafio na atualidade, e programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), vêm contribuindo para incentivar e promover uma melhor formação para estes futuros professores. Com base nesses pressupostos, nas dificuldades enfrentadas e no desinteresse apresentado pelos alunos das escolas públicas, principalmente nas áreas das ciências exatas, o presente relato faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelos bolsistas do PIBID de Física da UEPB Campus VII, em que trouxeram uma alternativa de forma a contribuir para a valorização e um melhor entendimento da disciplina de Física, com o intuito de reelaborar o processo de ensino e aprendizagem na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Auzanir Lacerda. Tratou-se, de uma atividade de experimentação sobre o lançamento vertical, de forma problematizadora, com o intuito de despertar no aluno a busca pelo conhecimento científico através da experimentação. A atividade experimental foi realizada em três turmas do primeiro ano do ensino médio, onde foi confeccionado um foguete com materiais reutilizáveis, de modo a agregar ao tema do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola participante, sobre: “sustentabilidade, esgotabilidade e cidadania para o século XXI”, a relação do conteúdo físico, com o cotidiano dos discentes. Após a realização do experimento, foi aplicado um questionário avaliativo, e os resultados obtidos dessa alternativa didática, mostraram que a Física pode ser estudada, bem como os fenômenos físicos podem ser compreendidos de forma dinâmica, uma vez que, através do relato dos próprios alunos, os mesmos perceberam que a Física está presente em seu cotidiano, e não é apenas nos cálculos expostos pelos professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA EXPERIMENTAL, LANÇAMENTO VERTICAL, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_13_10_2014_10_43_21_idinscrito_93_b1f9d25fd6b744e0781c9e97b3c9f813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinerock3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A prática docente no Brasil, principalmente no ensino de Física, é um grande desafio na atualidade, e programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), vêm contribuindo para incentivar e promover uma melhor formação para estes futuros professores. Com base nesses pressupostos, nas dificuldades enfrentadas e no desinteresse apresentado pelos alunos das escolas públicas, principalmente nas áreas das ciências exatas, o presente relato faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelos bolsistas do PIBID de Física da UEPB Campus VII, em que trouxeram uma alternativa de forma a contribuir para a valorização e um melhor entendimento da disciplina de Física, com o intuito de reelaborar o processo de ensino e aprendizagem na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Auzanir Lacerda. Tratou-se, de uma atividade de experimentação sobre o lançamento vertical, de forma problematizadora, com o intuito de despertar no aluno a busca pelo conhecimento científico através da experimentação. A atividade experimental foi realizada em três turmas do primeiro ano do ensino médio, onde foi confeccionado um foguete com materiais reutilizáveis, de modo a agregar ao tema do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola participante, sobre: “sustentabilidade, esgotabilidade e cidadania para o século XXI”, a relação do conteúdo físico, com o cotidiano dos discentes. Após a realização do experimento, foi aplicado um questionário avaliativo, e os resultados obtidos dessa alternativa didática, mostraram que a Física pode ser estudada, bem como os fenômenos físicos podem ser compreendidos de forma dinâmica, uma vez que, através do relato dos próprios alunos, os mesmos perceberam que a Física está presente em seu cotidiano, e não é apenas nos cálculos expostos pelos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.