Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: GRAMÁTICA, (EJA), ENSINO CONTEXTUALIZADO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10068
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 884
    "titulo" => "GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)Michael Gouveia de Sousa Júnior (UEPB - mikesousajunior@gmail.com)Orientadora: Dione Barbosa Dantas (UEPB - dionedantas91@gmail.com)RESUMOO presente artigo surge para propor algumas das muitas concepções do que é gramática e de uma maneira geral como ela pode ser trabalhada contextualizadamente e também de maneira geral o que é a (EJA) e o que ela objetiva de acordo com o Caderno de orientações didáticas para EJA Língua Estrangeira (2010). No contexto de ensino da educação de jovens e adultos, este trabalho expõe as definições gramaticais, no propósito de criar debates e fomentar discussões acerca do tema, levando em consideração o conhecimento de mundo dos alunos da EJA para que assim eles ampliem suas crenças do que vem a ser gramática, contextualizando-o com as concepções estabelecidas pelos teóricos utilizados: Antunes (2007), Holden (2009) e Harmer (2007 e 2009). Ressaltar que é importante sim aprender a gramática de uma Língua, mas aprendê-la isoladamente não garante o aprendizado realmente efetivo da língua, pois a gramática é um dos aspectos de uma dela e não o seu todo Antunes (2007). Asseverar que o estudo gramatical é muito mais do que um simples estudo de estrutura linguística, reconhecimento, nomenclatura e classificação de palavras, e evidenciar que ao se falar de gramática nunca está se referindo a um só tipo, mas de vários e que dependendo do se pretende analisar, estudar e trabalhar em sala, sempre há uma tipologia que se adequa a cada situação, mostrando que ela pode e deve ser analisada através de um contexto.Palavras chave: gramática, EJA, ensino contextualizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, (EJA), ENSINO CONTEXTUALIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_14_10_idinscrito_884_f986015703686a53d5752ff0a912c0ec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL SOUSA"
    "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10068
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 884
    "titulo" => "GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)Michael Gouveia de Sousa Júnior (UEPB - mikesousajunior@gmail.com)Orientadora: Dione Barbosa Dantas (UEPB - dionedantas91@gmail.com)RESUMOO presente artigo surge para propor algumas das muitas concepções do que é gramática e de uma maneira geral como ela pode ser trabalhada contextualizadamente e também de maneira geral o que é a (EJA) e o que ela objetiva de acordo com o Caderno de orientações didáticas para EJA Língua Estrangeira (2010). No contexto de ensino da educação de jovens e adultos, este trabalho expõe as definições gramaticais, no propósito de criar debates e fomentar discussões acerca do tema, levando em consideração o conhecimento de mundo dos alunos da EJA para que assim eles ampliem suas crenças do que vem a ser gramática, contextualizando-o com as concepções estabelecidas pelos teóricos utilizados: Antunes (2007), Holden (2009) e Harmer (2007 e 2009). Ressaltar que é importante sim aprender a gramática de uma Língua, mas aprendê-la isoladamente não garante o aprendizado realmente efetivo da língua, pois a gramática é um dos aspectos de uma dela e não o seu todo Antunes (2007). Asseverar que o estudo gramatical é muito mais do que um simples estudo de estrutura linguística, reconhecimento, nomenclatura e classificação de palavras, e evidenciar que ao se falar de gramática nunca está se referindo a um só tipo, mas de vários e que dependendo do se pretende analisar, estudar e trabalhar em sala, sempre há uma tipologia que se adequa a cada situação, mostrando que ela pode e deve ser analisada através de um contexto.Palavras chave: gramática, EJA, ensino contextualizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, (EJA), ENSINO CONTEXTUALIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_14_10_idinscrito_884_f986015703686a53d5752ff0a912c0ec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL SOUSA"
    "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)Michael Gouveia de Sousa Júnior (UEPB - mikesousajunior@gmail.com)Orientadora: Dione Barbosa Dantas (UEPB - dionedantas91@gmail.com)RESUMOO presente artigo surge para propor algumas das muitas concepções do que é gramática e de uma maneira geral como ela pode ser trabalhada contextualizadamente e também de maneira geral o que é a (EJA) e o que ela objetiva de acordo com o Caderno de orientações didáticas para EJA Língua Estrangeira (2010). No contexto de ensino da educação de jovens e adultos, este trabalho expõe as definições gramaticais, no propósito de criar debates e fomentar discussões acerca do tema, levando em consideração o conhecimento de mundo dos alunos da EJA para que assim eles ampliem suas crenças do que vem a ser gramática, contextualizando-o com as concepções estabelecidas pelos teóricos utilizados: Antunes (2007), Holden (2009) e Harmer (2007 e 2009). Ressaltar que é importante sim aprender a gramática de uma Língua, mas aprendê-la isoladamente não garante o aprendizado realmente efetivo da língua, pois a gramática é um dos aspectos de uma dela e não o seu todo Antunes (2007). Asseverar que o estudo gramatical é muito mais do que um simples estudo de estrutura linguística, reconhecimento, nomenclatura e classificação de palavras, e evidenciar que ao se falar de gramática nunca está se referindo a um só tipo, mas de vários e que dependendo do se pretende analisar, estudar e trabalhar em sala, sempre há uma tipologia que se adequa a cada situação, mostrando que ela pode e deve ser analisada através de um contexto.Palavras chave: gramática, EJA, ensino contextualizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.