GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10068 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 884 "titulo" => "GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)Michael Gouveia de Sousa Júnior (UEPB - mikesousajunior@gmail.com)Orientadora: Dione Barbosa Dantas (UEPB - dionedantas91@gmail.com)RESUMOO presente artigo surge para propor algumas das muitas concepções do que é gramática e de uma maneira geral como ela pode ser trabalhada contextualizadamente e também de maneira geral o que é a (EJA) e o que ela objetiva de acordo com o Caderno de orientações didáticas para EJA Língua Estrangeira (2010). No contexto de ensino da educação de jovens e adultos, este trabalho expõe as definições gramaticais, no propósito de criar debates e fomentar discussões acerca do tema, levando em consideração o conhecimento de mundo dos alunos da EJA para que assim eles ampliem suas crenças do que vem a ser gramática, contextualizando-o com as concepções estabelecidas pelos teóricos utilizados: Antunes (2007), Holden (2009) e Harmer (2007 e 2009). Ressaltar que é importante sim aprender a gramática de uma Língua, mas aprendê-la isoladamente não garante o aprendizado realmente efetivo da língua, pois a gramática é um dos aspectos de uma dela e não o seu todo Antunes (2007). Asseverar que o estudo gramatical é muito mais do que um simples estudo de estrutura linguística, reconhecimento, nomenclatura e classificação de palavras, e evidenciar que ao se falar de gramática nunca está se referindo a um só tipo, mas de vários e que dependendo do se pretende analisar, estudar e trabalhar em sala, sempre há uma tipologia que se adequa a cada situação, mostrando que ela pode e deve ser analisada através de um contexto.Palavras chave: gramática, EJA, ensino contextualizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, (EJA), ENSINO CONTEXTUALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_14_10_idinscrito_884_f986015703686a53d5752ff0a912c0ec.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MICHAEL SOUSA" "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10068 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 884 "titulo" => "GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)Michael Gouveia de Sousa Júnior (UEPB - mikesousajunior@gmail.com)Orientadora: Dione Barbosa Dantas (UEPB - dionedantas91@gmail.com)RESUMOO presente artigo surge para propor algumas das muitas concepções do que é gramática e de uma maneira geral como ela pode ser trabalhada contextualizadamente e também de maneira geral o que é a (EJA) e o que ela objetiva de acordo com o Caderno de orientações didáticas para EJA Língua Estrangeira (2010). No contexto de ensino da educação de jovens e adultos, este trabalho expõe as definições gramaticais, no propósito de criar debates e fomentar discussões acerca do tema, levando em consideração o conhecimento de mundo dos alunos da EJA para que assim eles ampliem suas crenças do que vem a ser gramática, contextualizando-o com as concepções estabelecidas pelos teóricos utilizados: Antunes (2007), Holden (2009) e Harmer (2007 e 2009). Ressaltar que é importante sim aprender a gramática de uma Língua, mas aprendê-la isoladamente não garante o aprendizado realmente efetivo da língua, pois a gramática é um dos aspectos de uma dela e não o seu todo Antunes (2007). Asseverar que o estudo gramatical é muito mais do que um simples estudo de estrutura linguística, reconhecimento, nomenclatura e classificação de palavras, e evidenciar que ao se falar de gramática nunca está se referindo a um só tipo, mas de vários e que dependendo do se pretende analisar, estudar e trabalhar em sala, sempre há uma tipologia que se adequa a cada situação, mostrando que ela pode e deve ser analisada através de um contexto.Palavras chave: gramática, EJA, ensino contextualizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, (EJA), ENSINO CONTEXTUALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_14_10_idinscrito_884_f986015703686a53d5752ff0a912c0ec.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MICHAEL SOUSA" "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }