Tradicionalmente, o ensino da matemática em sala de aula é limitado ao pincel e à lousa. Embora seja uma metodologia válida, não se deve prescindir de aprender novas formas de ensinar, a fim de diversificar o ensino e permitir uma melhor aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Neste sentido, uma alternativa metodológica, sobretudo para professores de matemática, é a utilização de material didático, que é definido como qualquer instrumento útil ao processo de ensino-aprendizagem (LORENZATO, 2006). Todavia, apesar de ter papel fundamental na aprendizagem dos alunos, muitos professores não fazem uso destas ferramentas, mesmo quando estão à sua disposição nos laboratórios das escolas. Sob essa perspectiva, objetiva-se, por meio deste trabalho, apresentar os resultados de um estudo de caso realizado na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira. Na ocasião, foi ministrada uma oficina intitulada “Desenho Geométrico no Ensino de Quadriláteros”, na qual os alunos tiveram a oportunidade de aprender o conteúdo em questão com a utilização de instrumentos de desenho geométrico. Além disso, foi aplicado aos alunos um questionário acerca da oficina e dos materiais didáticos utilizados. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. Os resultados, por sua vez, apontam para um melhor aprendizado dos alunos, além de um maior interesse na participação do processo de construção de conhecimento. Estas conclusões confirmam um antigo provérbio chinês, que diz: “se ouço, esqueço; se vejo, lembro; se faço, compreendo”. Logo, evidencia-se a importância do uso de materiais didáticos no ensino de matemática.