Este artigo tem como objetivo, refletir o ensino de História nos anos iniciais a partir do uso dos livros didáticos em relação às práticas docentes nas escolas públicas em consonância as propostas curriculares da BNCC. Neste sentido, percebemos a necessidade de um olhar para os livros didáticos dos anos iniciais, enquanto ferramenta didática que se alinha com as propostas curriculares presentes na escola, e como a prática docente acaba que por muitas vezes centrando-se nas práticas escolares voltadas para o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, por considerar a situação dos estudantes com severas dificuldades na leitura e escrita. Com isso, percebe-se que o uso do livro didático de História nas aulas muitas vezes é esquecido na ação educativa como ferramenta de construção de conhecimento para os distintos sujeitos sociais que encontram-se na sala de aula. Esta proposta surge através das discussões da disciplina de Currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, partindo dos estudos de Bittencourt (2004), Caimi (2015), D’avila (2008), Macedo (2016) e Otto (2009). Sua metodologia vem a ser de cunho qualitativo, onde iremos refletir sobre como a prática docente em História é percebida através dos livros didáticos alinhados à BNCC nos anos iniciais . Conclui-se que o uso do livro didático de História nos anos iniciais permeia a partir da BNCC uma estreita relação com as práticas docentes em sala de aula e sua formação profissional.