Este trabalho objetiva apresentar conceitos basilares relacionados aos fundamentos propostos pela Teoria Histórico-Cultural para estudantes com deficiência intelectual. Apresentando os estudos referentes a Teoria Histórico-Cultural e o desenvolvimennto dos estudantes com deficiência Intelectual a partir de estudo teórico dos escritos de Vigotski (2010, 2011) e Garcia (2018, 2021), que explicitam a importância das mediações e da interação social no processo de ensino-aprendizagem. Os quais nos permite compreender as limitações e potencialidades de cada indivíduo com deficiência intelectual e propiciar mecanismos de construção do conhecimento de maneira autônoma, através da interação social e mediações que a pessoa com deficiência intelectual recebe em sua vida. Evidenciando nesse estudo teórico os estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural de modo a entender as características e necessidades dessas pessoas, a fim de oferecer intervenções educacionais adequadas e promover seu desenvolvimento. Enfatizando a relevância de recorrer a essa teoria na defesa da não segregação e isolamento educacional e social de pessoas com deficiência intelectual.