Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98869
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5571
    "inscrito_id" => 20693
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência relacionado às aulas de ciência em uma escola pública no município de Humaitá-Amazonas. Tem como principal objetivo descrever o estágio de ciências supervisionado, as etapas, e a visão dos alunos frente às diferentes metodologias realizadas pela professora/estagiária. Parte de uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo. Como processo metodológico o estágio foi realizado na escola Estadual Tancredo Neves, nas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, compreendendo o período de outubro á dezembro de 2022, onde foram desenvolvidas as três etapas do estágio: Observação; Coparticipação e Regência, e o projeto de intervenção. A partir das experiências do Estágio Supervisionado de Ciências, conseguimos observar a concepção dos alunos do 8º ano frente às metodologias utilizadas em sala, postulando as suas concepções, e destacando as estratégias que mais lhe chamaram atenção, como por exemplo do experimento. Nessa perspectiva, podemos notar que o ensino de ciências pode obter grandes significados, especificamente quando se utiliza diferentes estratégias didáticas. As aulas com didáticas diferenciadas passam a favorecer ao aluno um novo olhar, despertando-lhe o interesse e a compreensão de novos conteúdos, principalmente de ciências, uma vez que se encontra sempre em evolução com novas descobertas. As metodologias diferenciadas despertam nos alunos o querer-aprender, principalmente quando entrelaçados a prática e a teoria em sala de aula, além de possibilitar um ensino e aprendizagem mais significativo e atrativo para os educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20693_TB5571_19112023213620.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA REGINA PALHETA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilaregina652@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98869
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5571
    "inscrito_id" => 20693
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência relacionado às aulas de ciência em uma escola pública no município de Humaitá-Amazonas. Tem como principal objetivo descrever o estágio de ciências supervisionado, as etapas, e a visão dos alunos frente às diferentes metodologias realizadas pela professora/estagiária. Parte de uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo. Como processo metodológico o estágio foi realizado na escola Estadual Tancredo Neves, nas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, compreendendo o período de outubro á dezembro de 2022, onde foram desenvolvidas as três etapas do estágio: Observação; Coparticipação e Regência, e o projeto de intervenção. A partir das experiências do Estágio Supervisionado de Ciências, conseguimos observar a concepção dos alunos do 8º ano frente às metodologias utilizadas em sala, postulando as suas concepções, e destacando as estratégias que mais lhe chamaram atenção, como por exemplo do experimento. Nessa perspectiva, podemos notar que o ensino de ciências pode obter grandes significados, especificamente quando se utiliza diferentes estratégias didáticas. As aulas com didáticas diferenciadas passam a favorecer ao aluno um novo olhar, despertando-lhe o interesse e a compreensão de novos conteúdos, principalmente de ciências, uma vez que se encontra sempre em evolução com novas descobertas. As metodologias diferenciadas despertam nos alunos o querer-aprender, principalmente quando entrelaçados a prática e a teoria em sala de aula, além de possibilitar um ensino e aprendizagem mais significativo e atrativo para os educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20693_TB5571_19112023213620.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA REGINA PALHETA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilaregina652@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência relacionado às aulas de ciência em uma escola pública no município de Humaitá-Amazonas. Tem como principal objetivo descrever o estágio de ciências supervisionado, as etapas, e a visão dos alunos frente às diferentes metodologias realizadas pela professora/estagiária. Parte de uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo. Como processo metodológico o estágio foi realizado na escola Estadual Tancredo Neves, nas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, compreendendo o período de outubro á dezembro de 2022, onde foram desenvolvidas as três etapas do estágio: Observação; Coparticipação e Regência, e o projeto de intervenção. A partir das experiências do Estágio Supervisionado de Ciências, conseguimos observar a concepção dos alunos do 8º ano frente às metodologias utilizadas em sala, postulando as suas concepções, e destacando as estratégias que mais lhe chamaram atenção, como por exemplo do experimento. Nessa perspectiva, podemos notar que o ensino de ciências pode obter grandes significados, especificamente quando se utiliza diferentes estratégias didáticas. As aulas com didáticas diferenciadas passam a favorecer ao aluno um novo olhar, despertando-lhe o interesse e a compreensão de novos conteúdos, principalmente de ciências, uma vez que se encontra sempre em evolução com novas descobertas. As metodologias diferenciadas despertam nos alunos o querer-aprender, principalmente quando entrelaçados a prática e a teoria em sala de aula, além de possibilitar um ensino e aprendizagem mais significativo e atrativo para os educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.